Casa & Cia

Escolha a tinta correta

Escolher tintas de parede é muito mais do que só decidir a cor. Alguns cuidados devem ser tomados para ter um bom resultado e nenhuma dor de cabeça no futuro. A pintura é ótima para quem quer renovar o visual de um ambiente. E lembre-se de ter todos os materiais necessários em mãos: lixa, lona plástica para proteger o chão, rolo de pintura, fita crepe, massa corrida, pincel, espátula, tinta e recipiente. Mas existem alguns erros que precisam ser evitados.

  1. Usar tinta para ambiente seco em ambiente molhado. A resistência da tinta usada para sala, quarto, escritório e outros ambientes que não tem contato com a água é mais baixa. Se for usada em banheiros, cozinhas, lavanderias a pintura vai encher de bolhas e descascar. Preste atenção porque isso é fundamental. A tinta látex PVA que é a mais comum não serve para áreas molhadas. Prefira a tinta latex acrílica ou a tinta epóxi.
  2. Escolher acabamento brilhante para parede com muitas imperfeições. Se a parede que você quer pintar já foi pintada muitas vezes, se tem buracos de prego ou outros tipos de imperfeições ela vai precisar de um preparo bem caprichado (lavar, lixar, raspar, remover pó…) pra voltar a ser lisa e regular. Em paredes desse tipo, escolher a tinta com acabamento brilhante pode ser a pior opção: embora ela seja mais resistente por ter mais resina em sua composição, o brilho realça esses probleminhas. Neste caso, prefira tinta fosca ou acetinada.
  3. Não usar tinta específica para metal e madeira. Cada superfície pede um tipo específico de tinta. Para pintar madeira e metal com bom resultado, você deve usar tinta esmalte. A epóxi também pode ser usada para pintura de chapas de aço e é especialmente indicada se você for pintar em ambientes que tenham contato com água, como box de banheiro, caixa d´água e piscina. Se não usar a tinta certa, terá perdido dinheiro porque vai ser preciso fazer de novo.

4. Comprar toda a quantidade de tinta sem testar na parede que vai pintar. Escolher bem a cor também é importante. Essa é uma questão de gosto. Mas pra não perder dinheiro, teste a cor escolhida na superfície que você irá pintar. Ela pode ser linda no catálogo, mas na hora em que você coloca na parede da sua casa a iluminação, móveis, posição mais ou menos destacada, faz a tinta linda não combinar. Teste primeiro. Compre embalagens pequenas e pinteum quadrado na parede. Aplique duas demãos e deixe secar para só depois decidir se era isso mesmo que você queria. Se gostou, aí é hora de comprar tudo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo