Cultura & LazerMatéria

Eixo Histórico Ipiranga promete revitalização do trajeto ao Museu

“A chegada ao Museu do Ipiranga já vai se tornar um passeio bastante agradável”. É com essa frase que o gerente de Desenhos Humanos da SPUrbanismo, André Graziano, explica como será o trajeto que levará os visitantes ao Museu logo após a sua reforma. O projeto de modernização faz parte do Eixo Histórico Ipiranga, A empresa pública SPUrbanismo, da Prefeitura de São Paulo, desenvolve ações para o planejamento e desenvolvimento urbano da cidade, e escolheu um plano moderno para o Ipiranga.
O Eixo Histórico Ipiranga consiste em um conjunto de intervenções que pretende melhorar o caminho até o Museu, e trazer benefícios até mesmo para o transporte em outras áreas do bairro, como a Av. Dom Pedro e a Av. Tereza Cristina, além da Av. dos Estados, entre as Ruas Leiais Paulistanos e Rangel Pestana. O projeto, de acordo com Graziano, está em curso e atualmente entrou na fase de levantamentos topográficos, o que já permite a licitação por parte de empresas interessadas em realizar a obra.
As licitações precisam de um projeto detalhado, a convenção que chamamos de projeto básico. Isso inclui estudos preliminares, para termos a certeza do que realmente funciona e é possível de ser feito. Com a tipografia, analisando de um nível acima, podemos dizer com clareza quais as dimensões do projeto e o custo que isso terá”, contou Graziano em entrevista ao Ipiranga News.
De acordo com o especialista, a meta é que em abril o projeto está 100% pronto. “Em fevereiro, já iniciamos os primeiros passos para que posteriormente, em março, já tenhamos a compreensão de um projeto básico. E se tudo correr conforme o que estamos planejando, em abril deve estar finalizado”, disse.
Entre os benefícios que o Eixo Histórico Ipiranga deve trazer ao bairro, destacam-se a acessibilidade universal, melhorias no trânsito, a criação de jardins de chuva (espaço projetado para reter temporariamente e absorver o escoamento da água das chuvas), uma área de coleta de lixo, entre outras melhorias. Essas medidas impactar diretamente no crescimento da vegetação e por consequência, um ambiente mais agradável em relação a natureza. “Os moradores do Ipiranga vão sentir essa diferença, vai beneficiar a todos”, salienta Graziano.
Os recursos para essa obra serão oriundos do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano).

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo