Matéria

Pista de cooper é privilégio da população

Cada vez mais aumenta o número de brasileiros que procura a corrida como esporte. Um dos grandes diferenciais da modalidade é a quantidade de locais onde é possível esquecer dos problemas e começar a correr. Os ipiranguistas foram privilegiados com a pista de Cooper Vinício Stancati.
O Parque da Independência está dividido em duas partes. Na parte mais abaixo está o Monumento da Independência e na parte superior o Museu do Ipiranga. É atrás do Museu que encontramos um contato com a natureza, lá está localizada a pista de Cooper Vinício Stancati.
Com certeza o trecho é um dos mais bonitos cartões postais de São Paulo. Totalmente arborizada, a pista conta com terreno de terra batida com pedriscos, ambiente bem agradável, mesmo nos dias mais quentes. O percurso de corrida é pequeno, mas saudável. Para quem gosta de um percurso mais extenso, basta dar a volta no prédio do Museu e retornar para a pista de cooper.
Com extensão de 1km, o local é a porta de entrada para quem deseja iniciar a carreira no esporte ou apenas aprimorar a parte física. Estão disponíveis no local 20 equipamentos para a prática de atividades e duas áreas para descanso. Além da A.P.E (Academia para Especiais), com quatro diferentes equipamentos, supino, remada, voador dorsal e peitoral e puxador alto. O local também conta com fácil acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Se você tiver sorte, de quebra pode apreciar o vai e vem dos saguis, que encantam os corredores no trajeto. O local recebe cerca de 7 mil visitantes aos domingos e cerca de 45 mil por mês. Entre eles está o maratonista Oscar Luís Antonio de Moraes, de 69 anos, que frequenta o Parque desde que nasceu. “Aprendi a andar no Museu e no Parque, meus primeiros passos foram aqui”, disse emocionado o atleta, lembrando do passado.
Atualmente, o corredor treina no Parque três vezes por semana e foi eleito no dia 16 de setembro para integrar a partir do ano que vem o Conselho Gestor do Parque da Independência.
“Se pudesse dar um presente ao Parque, seria mais pessoas trabalhando em prol do local, e principalmente da pista de cooper, como faço e fiz a vida toda. Gostaria que mais ipiranguistas, abraçassem a causa do Parque. Cuidasse deste espaço de lazer que é nosso. A sociedade participando das melhorias e cuidando do Parque”, alerta o maratonista Oscar Luís.
A beleza da pista vem encantando gerações e fazendo parte do dia a dia da família. O advogado João Paulo é um dos milhares de ipiranguistas apaixonado por corrida de rua. O amor pelo esporte foi incentivado pelo pai de João e já chegou no filho Enzo de apenas 7 anos. “Lembro nitidamente do meu pai chegando nos finais das corridas exibindo suas medalhas. Ficava todo orgulhoso. Fazia questão de levantar domingo de manhã e acompanhar ele nos treinos. Infelizmente meu pai faleceu, mas tenho um treinador tão competente quanto, meu filho. Todas as noites corremos na pista de Cooper do Parque. É um momento nosso e único”, detalhou o advogado.
A pista foi batizada em 25 de junho de 1996, pela Câmara Municipal de São Paulo, em homenagem ao atleta Vinício Stancati. Descendente de italianos, Stancati nasceu em 20 de dezembro de 1931, foi um intenso entusiasta na região do Ipiranga e, principalmente, no Parque da Independência. Dedicou-se a inúmeras corridas sempre representando o bairro. Morreu em 1993, aos 62 anos.
A Pista de Cooper fica na avenida Nazaré s/nº – Ipiranga. Horário de funcionamento: das 5h às 20h, e no horário de verão até às 21h.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo