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Comércio de rua promete Natal promissor em 2018

Serão 110 milhões de brasileiros circulando em lojas de shopping ou de rua procurando os presentes de Natal, o que representa 73% da população brasileira disposta a gastar nesta época do ano, considerada a melhor data para o comércio. Os dados são da pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A expectativa para este ano é maior que a registrada às vésperas do Natal do ano passado, quando 107,6 milhões de brasileiros eram esperados nas lojas.
Uma pesquisa feita com empresários do setor em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que para quatro em cada dez (43%) comerciantes as vendas no período devem ser melhores na comparação com 2017. Além desses, 32% dos empresários acreditam que as vendas se manterão no mesmo patamar e apenas 9% esperam um desempenho pior — uma queda de 12 pontos percentuais em relação a 2017. O número dos que não souberam responder cresceu 15%.
Na avaliação dos lojistas, que servem como termômetro para as vendas, há sinais claros de retomada na confiança do empresariado, que já enxerga um fim de ano bastante promissor. “Tradicionalmente, o varejo registra um crescimento nas vendas neste período. O Natal é a data mais importante para os setores de comércio e serviços, por essa razão, estamos animados”, analisa o vendedor João Barretos.
Dentre os que se planejaram para o Natal e Ano Novo, as principais estratégias mencionadas são ampliação do estoque (50%), diversificação de produtos e serviços (34%) e investimento na infraestrutura da empresa (20%). Os lojistas também afirmam que investem em promoções, descontos, facilitação do pagamento e kits especiais na expectativa de atrair os consumidores. O preço médio dos presentes por pessoa deve ser de R$ 170 e o cartão de crédito deve ser a principal forma de pagamento, seguido do cheque pré-datado, cartão à vista e dinheiro.

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