Matéria

Círio de Nazaré leva devotos a lotarem as ruas da V. Carioca

Centenas de fieis participaram da festa do Círio de Nazaré pelas ruas da Vila Carioca, no domingo (15). A festa que acontece todo terceiro domingo do mês de outubro foi uma sugestão do pároco da igreja Santo Antônio, que é do Pará, e cada ano tem atraído mais fiéis que vão agradecer uma graça alcançada ou fazer um pedido.
Em um ato de fé e peregrinação, os fieis enfrentaram longas filas para tocar na imagem da santa. Pelas ruas do bairro a devota Mariane Ferreira participou da caminhada levando uma mecha de cabelo da filha que está doente. “Tenho certeza que ela será curada e ano que vem estará aqui”, completou Mariane.
Nascida em Belém do Pará, mas residindo no Ipiranga, Taciane Abreu, todos os anos participa das comemorações da santa na Vila Carioca. “Quando eu era criança, meus avós paternos chegavam na casa dos meus pais uma semana antes para festejar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o clima era de expectativa para a grande procissão. Estou há anos longe de Belém, morando aqui na região, foi um presente saber dos Círios que acontecem no bairro, dentre eles o da Paróquia Santo Antônio. Tenho participado há mais de uma década, posso revelar que os sentimentos e encantamento da fé em Nossa Senhora de Nazaré são genuínos como se eu estivesse em Belém”, disse Taciane.
Há anos, o padeiro Bendito Marques puxa a corda que fica entre os devotos e a berlinda que leva a imagem peregrina. A corda só é solta quando chega no destino final. O que seria um sacrifício é considerado uma honra para ele. “Maria sempre foi uma mãe pra mim e prestigiar a minha padroeira na data de hoje é um privilégio”, afirma.
Quem vem de outros estados se impressiona com a grandiosidade da festa religiosa. Durante o trajeto pelas vias, Nossa Senhora de Nazaré recebeu várias homenagens e queima de fogos dos romeiros.
O Círio de Nazaré da Vila Carioca contou também com uma quermesse, no terreno ao lado da paróquia, com as barracas servindo pratos típicos da cozinha paraense, como pato no tucupi, vatapá, tacacá, caldeirada e peixe, pirarucu ao leite de coco, açaí, peixe frito e bolo de cupuaçu.

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. This is the right blog for anybody who really wants to understand this topic.
    You realize a whole lot its almost hard to argue with you (not that I personally will need to…HaHa).
    You definitely put a new spin on a topic which has been written about for ages.
    Excellent stuff, just great!

  2. Hello there! This post could not be written much better!
    Looking at this post reminds me of my previous roommate!

    He constantly kept talking about this. I’ll forward
    this information to him. Fairly certain he will have
    a good read. Thank you for sharing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo