Matéria

CCA atende mais de mil crianças e adolescentes em Heliópolis

A sigla CCA significa Centro para Criança e Adolescente, é um projeto conveniado com a prefeitura de São Paulo via SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A UNAS administra 11 CCA’s, distribuídos por Heliópolis e região atendendo cerca de 1560 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social, por meio de atividades socioculturais e educacionais no contraturno escolar e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Fabíola é cabeleireira, e sua filha está pelo primeiro ano no CCA Aziz AB Saber, localizado na Cursino. A rotina é simples: pela manhã a filha vai para a escola, e após a aula é hora de ir para o CCA, onde almoça e realiza as atividades até às 16h30, horário de saída.
Maria Clara tem 6 anos e está CCA há pouco tempo, mas sua mãe Fabíola já notou algumas mudanças nos interesses da filha, depois que começou a frequentar o CCA. Relata que a filha passou a se interessar por assuntos relacionados com a natureza, teatro, saúde e atividade física. “Acredito que com acompanhamento, ela vai ser uma pessoa melhor no futuro, e estará em uma sociedade melhor”, complementa, ressaltando que o CCA é importante para que as crianças não fiquem na rua, afinal, os pais precisam trabalhar.
Shirley Roberta, coordenadora do CCA Aziz, explica que eles trabalham a educação social da criança e do adolescente. São temas transversais como cidadania, ética, direitos e deveres de cada um. “Fui uma criança de CCA, minhas filhas também, hoje eu sou pós-graduada e aprendi que tenho que correr atrás dos meus direitos”. Ela nos contou que muitos pais ainda são analfabetos e voltaram a ter interesse pelos estudos depois que frequentaram as reuniões de pais e responsáveis, que acontecem uma vez por mês. Nesses encontros, além de falarem sobre as crianças, sempre são propostas atividades para os pais.
Todos os trabalhadores dos CCAs são fundamentais no projeto político-pedagógico. Rita de Cássia, por exemplo, fazia trabalhos voluntários até que surgiu uma vaga para cozinheira. Passou no processo seletivo e, após começar a trabalhar, matriculou-se no curso superior de pedagogia. Atualmente, está finalizando o curso e é educadora no CCA Aziz. Para ela, o projeto impacta no desenvolvimento tanto da vida da criança e do adolescente quanto da dela própria. “Na escola, eles não têm essa liberdade de falar e de expressar as próprias opiniões, já neste espaço isso faz parte do desenvolvimento deles”.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo