Matéria

Prefeitura Regional Ipiranga ganha piso tátil de alerta

As Prefeituras Regionais vão ganhar piso tátil de alerta. A iniciativa visa ressaltar a importância dessa sinalização para a segurança do pedestre com deficiência visual. O projeto é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras.
O primeiro lote com 80 peças de Piso Tátil de Alerta já foi entregue para a Subprefeitura da Sé. Todas as 32 subprefeituras também receberão o equipamento. Cada lote é suficiente para cerca de 20 aplicações em rebaixamentos de guias e calçadas, essenciais para pessoas cegas ou com baixa visão.
A orientação para aplicação dessa sinalização está a cargo dos arquitetos e engenheiros da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria da Pessoa com Deficiência, com supervisão da Secretaria das Subprefeituras.
Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o piso serve de alerta para os deficientes visuais. “Queremos reforçar o nosso compromisso com a acessibilidade, chamar a atenção dos gestores sobre a importância e reforçar o nosso compromisso com os direitos das pessoas com deficiência. Acessibilidade é muito mais que uma rampa. Acessibilidade é um direito”, disse.
O Piso Tátil de Alerta apresenta relevos semelhantes a moedas em sua superfície. Ele indica ao usuário a existência de obstáculos, como escadas, rampas e plataformas, sendo colocado de maneira transversal ao Piso Tátil Direcional, que é aplicado em faixas. Todas as aplicações de Piso Tátil devem seguir as normas da ABNT (NBR 9050 e NBR 16537).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo