Auto News

As oito personalidades da Ford F-150

A F-150 é uma picape grande e ao mesmo tempo fácil de dirigir. O motor Coyote V8, de 405 cv, a transmissão automática de dez velocidades e a direção com assistência elétrica progressiva respondem com agilidade em diferentes situações, fazendo o motorista esquecer que está numa gigante com 5,88 metros de comprimento e 1,96 metro de altura. E ela traz um recurso extra que amplia ainda mais a sua versatilidade: os modos de condução.

As duas versões da F-150 vendidas no Brasil, Lariat e Platinum, vêm com os oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar. Eles são selecionados por um botão rotativo no painel e mudam o comportamento da picape.

Além de variar a aceleração, a troca de marchas e o peso da direção, eles ajustam a tração – 4×2 High, 4×4 High, 4×4 Auto ou 4×4 Low –, o bloqueio do diferencial traseiro e o controle de estabilidade para oferecer a melhor resposta em cada situação de rodagem. Imagens no painel digital exibem a configuração ativada. Veja abaixo como cada um deles atua.

Normal – Sempre que se dá a partida, a F-150 está nesse modo padrão e exibe uma mensagem no painel perguntando se você deseja voltar ao último modo de condução selecionado. Ele traz uma combinação de potência, conforto e economia de combustível que atende a maioria das condições de uso no dia a dia, com tração 4×2.

Eco – Modula a progressão do pedal em acelerações e gerencia a troca de marchas para otimizar a economia de combustível, usando a tração 4×2.

Esportivo – Alonga as trocas de marchas, torna o mapeamento do pedal mais agressivo e a direção mais responsiva, com acionamento da tração 4×4 automática para priorizar a entrega de potência e o veículo acelerar mais rápido.

Escorregadio – Indicado para pisos com pouca aderência, como estradas cobertas de água ou gelo. Otimiza o mapa do pedal do acelerador para uma entrega de torque mais suave, junto com a tração 4X4 automática, e aumenta a sensibilidade do controle de tração e estabilidade.

Neve Intensa/Areia – Aumenta a sensibilidade do acelerador, aciona a tração 4X4 High e o bloqueio do diferencial para otimizar o torque em terrenos com superfícies deformáveis, como areia ou neve macia, em velocidades mais elevadas.

Lama/Terra – Otimiza o mapa do pedal do acelerador para entrega imediata de torque e aumenta a rotação do motor antes das trocas de marchas. Seleciona também a tração 4×4 High e o bloqueio do diferencial, facilitando a travessia de terrenos enlameados, esburacados ou irregulares.

Rocha/Avanço Lento – Feito para situações off-road extremas, em que a picape precisa escalar pedras. Adota um gerenciamento mais pesado de troca de marchas e de resposta do acelerador, com acionamento da tração 4X4 Low e do bloqueio do diferencial.

Rebocar/Transportar – Otimiza a troca de marchas para uma entrega gradual de torque e potência, proporcionando uma condução mais suave e confortável. Aciona a tração 4X2 e o controle de estabilidade específico para trailer, que evita oscilações. A F-150 pode rebocar até 3.515 kg.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this excellent blog!

    I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your
    RSS feed to my Google account. I look forward to brand new
    updates and will talk about this site with my Facebook group.
    Chat soon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo