Turismo

As belas paisagens da novela para serem conferidas ao vivo, no Pantanal

Assim como aconteceu na década de 1990, em sua primeira exibição, o remake da novela “Pantanal” está conquistando a cada dia mais telespectadores, interessados não apenas na trama do folhetim, mas também em admirar as belas paisagens pantaneiras que a novela mostra. Mas que tal conhecer tudo o que é mostrado na telinha pessoalmente?
O ponto alto do turismo na região do Pantanal é agora no inverno. Para quem gosta da natureza e da vida ao ar livre, é um verdadeiro paraíso. E não é só o brasileiro que se sente atraído, centenas de estrangeiros aportam todos os anos no Pantanal Mato-grossense, em busca de aventura, lazer e conhecimento.
Com o sucesso da novela, os olhos dos brasileiros estão voltados para o Pantanal. Maior planície inundável do planeta e lar de uma flora e fauna abundante, tem cerca de 140 mil km², sendo que 65% dessa área está no Mato Grosso do Sul.
Nesse paraíso natural, perfeito para safáris fotográficos, vivem em torno de 230 espécies de peixes, 650 de aves e dezenas de mamíferos e répteis. Garças e tuiuiús dividem o espaço com jacarés, sucuris, ariranhas e capivaras, enquanto tucanos e araras colorem os céus. Em meio ao mato, cervos, bugios e a majestosa onça-pintada podem ser admirados pelos visitantes.
Seja a cavalo, de barco ou em um veículo 4×4, há muitas formas de conhecer o Pantanal. Vale contratar os passeios com uma agência e planejar tudo com antecedência. Para a hospedagem, há opções de barcos-hotéis, pousadas pantaneiras e ainda as estruturas turísticas nas cidades que fazem parte do Pantanal, como Aquidauana, Miranda e Corumbá.
De Miranda, uma das portas de entrada para o Pantanal, são apenas 130 km até Bonito. Assim, os dois destinos podem – e devem – ser visitados em uma mesma viagem. Com uma profusão de nascentes, grutas, rios e cachoeiras, Bonito é exemplo de turismo sustentável. Os atrativos – a maioria em propriedades privadas – respeitam uma capacidade máxima de visitantes por dia, para evitar qualquer dano ao meio ambiente.
Para quem é admirador das maravilhas naturais, sem dúvida o Pantanal de Mato Grosso é o melhor lugar do mundo e a época do inverno, quando as chuvas dão uma trégua, é o melhor tempo para se curtir as delícias que somente aquela região pode oferecer. A paisagem tira o fôlego e a gastronomia local agrada qualquer paladar.
A fauna silvestre é a atração que mais fascina os visitantes. Mas existem muitas outras. A vegetação diversificada é uma delas. O Pantanal ocupa uma posição geográfica privilegiada no mapa, bem como no centro da América do Sul. É rodeado a oeste pelo chaco paraguaio e boliviano, ao norte pela Floresta Amazônica e ao sul e a leste pelo cerrado. Essa particularidade faz com que a natureza ali seja uma combinação de todos esses sistemas, com pinceladas da Mata Atlântica e até da caatinga nordestina. Mandacurus e juazeiros, plantas típicas do Nordeste, podem ser encontrados nos terrenos encharcados deste lugar.
Para receber todos esses visitantes, a região vem passando por uma transformação profunda. Fazendas estão sendo adaptadas para funcionar como pousadas e os peões pantaneiros estão recebendo instruções para se tornarem eficientes guias turísticos. Inúmeros encontros e seminários são frequentemente realizados para discutir como melhorar a infraestrutura para o turismo, bem como direcionar melhor os investimentos no setor.
A natureza deslumbrante proporcionada pela abundância de água cria um cenário em que o Ecoturismo é o futuro mais promissor para o Pantanal.
Fica no Pantanal uma estrada que vale conhecer, a Transpantaneira. Seus 147 quilômetros ligam as cidades de Cuiabá e Porto Jofre, em Mato Grosso. É a rodovia que tem mais pontes no mundo, 126, cada uma delas um mirante com vista para a fauna. É um gigantesco zoológico, em linha reta e a céu aberto.
As agências de viagens oferecem pacotes atrativos, com preços acessíveis, que incluem passagem aérea, hospedagem (às vezes com refeições incluídas), traslados e guia turístico. Por lá a vida corre num ritmo diferente, o ritmo ditado pelas chuvas e pelas vazantes. No Pantanal a natureza ainda consegue ditar as suas próprias regras, sem a interferência danosa do progresso. É bom aproveitar enquanto é possível. O espetáculo é único e inigualável.
Planeje sua viagem para o Pantanal e tenha férias inesquecíveis!

1- O Pantanal vem passando por uma transformação profunda. Fazendas estão sendo adaptadas para funcionar como pousadas e os peões pantaneiros estão recebendo instruções para se tornarem eficientes guias turísticos / Divulgação

Skyline and river with Victoria Regias in Brazilian Panantal wetlands
2- Uma paisagem exuberante de encher os olhos de turistas de todos os cantos do mundo. Assim é a paisagem do brasileiríssimo Pantanal / GB Imagem

3- Nesta época do ano as águas baixam e a vida aparece em todos os cantos. É a natureza que oferece um maravilhoso espetáculo no Pantanal / GB Imagem
American wood-stork, Mycteria americana group in water, Brazil
4- No Pantanal o espetáculo oferecido pelas estas aves é inigualável. Várias espécies de pássaros dominam a paisagem e a sua algazarra quebra o habitual silêncio da planície pantaneira, do alvorecer ao pôr-do-sol / GB Imagem
High contrast Sunset in Brazilian Pantanal with victoria regias and water
5- O pôr-do-sol no Pantanal é um verdadeiro cartão-postal que não pode deixar de ser admirado por nenhum turista que visita o local / GB Imagem
Yacare Caiman, crocodile with fish in with evening sun, Pantanal, Brazil
6- Os jacarés, ariranhas e outros predadores se fartam com os cardumes de peixes, que começam uma fuga em busca dos grandes rios / GB Imagem
Front view wooden bridge in Transpantaneira Road in Brazilian Pantantal
7- Vale conhecer a Transpantaneira. Seus 147 quilômetros ligam as cidades de Cuiabá e Porto Jofre, em Mato Grosso. É a rodovia que tem mais pontes no mundo, 126, cada uma delas um mirante com vista para a fauna e flora / GB Imagem

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Have you ever thought about publishing an e-book or guest authoring on other blogs?

    I have a blog centered on the same subjects you discuss and would really like to have
    you share some stories/information. I know my audience
    would value your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e mail.

  2. Greetings from Idaho! I’m bored to death at work so I decided to
    browse your site on my iphone during lunch break. I love
    the info you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m surprised at how quick your blog loaded on my mobile ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, amazing blog!

  3. Howdy exceptional website! Does running a blog such as this take a great deal of work?
    I have virtually no knowledge of programming however I was hoping
    to start my own blog soon. Anyhow, should you have any
    suggestions or tips for new blog owners please share.
    I understand this is off topic nevertheless I simply needed to ask.

    Appreciate it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo