AconteceDestaqueMatéria

Anexo ao museu vai se chamar “Parque Valdir Abdallah”

A morte do advogado Valdir Abdallah, ipiranguista histórico, ocorrida neste domingo 21 de janeiro, é uma grande perda para o bairro. Aos 83 anos, Abdallah, era um dos grandes defensores da preservação da memória do Ipiranga.

Nascido em 24 de novembro de 1940, em São João Clímaco, Abdallah era descendente de libaneses, mas fez do Ipiranga sua grande “pátria”. Abdallah morreu no hospital São Camilo do Ipiranga, onde estava internado há mais de 4 meses em decorrência de um acidente vascular cerebral. Ele deixou a mulher, Claudete, e dois filhos, Alberto e Marta.

Abdallah ficou conhecido nacionalmente por sua luta contra o avanço do mercado imobiliário no terreno de 25 mil metros quadrados, localizado entre as ruas Sorocabanos e Bom Pastor, ao lado do Museu do Ipiranga. Sua luta solitária recebeu apoio de grupos de ambientalistas e o nome da construtora, que desejava construir no local três torres de apartamento de alto luxo, passou a circular no País como uma empresa inimiga da história do Brasil. Temendo risco aos seus negócios, a construtora ofereceu o terreno à prefeitura e o então prefeito José Serra acabou anunciando a desapropriação do mesmo.

Da desapropriação à construção do parque, foram mais de 15 anos. Mas Abdallah venceu. Em reconhecimento a sua luta e determinação, nesta segunda-feira (22), o vereador Aurélio Nomura anunciou que está protocolando na Câmara Municipal um projeto de lei denominando o anexo do parque da Independência de “Parque Valdir Abdallah”. “Uma justa homenagem da cidade e do Ipiranga a um homem que dedicou grande parte de sua vida em defesa da preservação histórica e do meio ambiente no Ipiranga”, disse Nomura.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo