Destaque

Zoológico apresenta novos filhotes de espécies raras e em extinção

O Dia das Mães no Zoológico de São Paulo foi animado. Aproveitando a atmosfera maternal a Fundação apresentou os filhotes que acabaram de nascer no Parque e anunciou outros que estão a caminho.
Nos dias 4 e 7 de maio, o local foi agraciado com o nascimento de mais duas araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) pesando cerca de 20 gramas cada. Os dois filhotes que nasceram dias atrás, ainda sem identificação de sexo, estão recebendo cuidados especiais dia e noite com alimentação balanceada, controle de peso, registro comportamental e fotográfico, mantidos em incubadora com temperatura e umidade controladas para assegurar o bem-estar, garantindo um desenvolvimento pleno.
Mesmo com a chegada do Outono, a reprodução dos flamingos-chilenos não terminou, ao menos, no Zoo. Os últimos filhotes nasceram em 16 e 26 de abril e 1º de maio. Além disso, vários ovos ainda estão sendo incubados com previsão de nascimentos para os próximos dias.
Os filhotes nasceram em chocadeira, após 30 dias de incubação. Os cuidados dos biólogos e veterinários são constantes, e inclui pesagem diária, banhos de sol, natação e caminhadas na área externa do setor. A alimentação também é controlada, dada em quantidades e horários específicos, para que os filhotes cresçam saudáveis. A papa oferecida à eles tem sua formulação baseada no leite do papo, produzido pelos pais.
No dia 27 de abril, após 36 dias de incubação artificial, nasceram quatro filhotes de cisne-preto. Dentro de alguns meses estarão independentes e com a plumagem trocada, podendo ser transferidos para o lago principal do Zoo.
E a outra novidade que foi muito esperada é que a antiga moradora, a anta “Ritinha” será mamãe de primeira viagem, em breve. O jovem casal, Bin e Ritinha, estão juntos há mais de um ano e foi constatado pela equipe técnica que o primogênito está a caminho. O período gestacional de uma anta é de 13 meses e a Ritinha está na fase final, próxima de dar a luz. A anta costuma ter apenas um filhote por gestação, nascendo com peso entre 3 a 5,8 kg e apresentando listras horizontais de coloração branca ao longo do corpo, que começam a desaparecer após os 6 meses de vida.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo