AconteceDestaqueMatéria

USP fica entre as 100 melhores universidade do mundo

A Universidade de São Paulo (USP), foi classificada como uma das 100 melhores Universidades do mundo e a melhor da América Latina. Essa é a primeira vez que uma universidade brasileira foi classificada entre as 100 melhores universidades do mundo no QS World University, da consultoria britânica especializada em ensino superior, Quacquarelli Symonds (QS). Trata-se de um dos mais respeitados rankings universitários do mundo. A Universidade de São Paulo (USP) ficou na 85ª posição na classificação geral, divulgada nessa terça-feira (27). As informações são do Jornal da USP.

A pesquisa que apontou a USP como uma das melhores universidades do mundo e a melhor da América Latina, analisou 17,5 milhões de trabalhos acadêmicos e considerou a opinião de 240 mil professores, alunos, funcionários e donos de escolas.

Na edição deste ano, o ranking avaliou cerca de três mil universidades de 104 países. A classificação é liderada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos que mantém o primeiro lugar pelo 12º ano; seguido da Universidade de Cambridge, no Reino Unido; e da Universidade de Oxford, também no Reino Unido.

Além da USP, outras três instituições brasileiras ficaram entre as 500 melhores do mundo: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou na 220ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 371ª, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 419ª colocação.

A atual edição do ranking passou por uma atualização na metodologia. Foram incorporados três novos indicadores: sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa. E foram reformulados indicadores já utilizados: reputação acadêmica, citações científicas, reputação entre empregadores, proporção de docente por aluno, proporção de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

A USP soma 62,8 pontos de 100 possíveis e pela primeira vez nesta década fica entre as cem melhores universidades do mundo. No ranking anterior a universidade tinha 56,1 pontos e ocupava a 115.ª posição geral e o 3.º lugar na América Latina, perdendo para a Universidade de Buenos Aires e para a Universidade Nacional Autônoma do México. Agora, na América Latina, a escola mexicana está em segundo lugar com 61,4 pontos e a instituição argentina em terceiro, com 61 pontos. Nessa classificação a USP fico com o título de melhor universidade da América Latina.

“Nossos pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência das nossas pesquisas, o alto conceito que temos entre os empregadores, e o impacto social do trabalho das pessoas que formamos”, disse o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“A missão de uma universidade não é disputar rankings. Essas classificações são apenas um efeito, não uma finalidade. De toda forma, notícias da nossa projeção reafirmam a nossa convicção de que estamos no caminho certo”, acrescentou.

Além da classificação geral, a USP também sobressai nos rankings específicos da instituição. No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 22 de março, a USP ficou entre as melhores universidades do mundo em 45 das 54 áreas de concentração avaliadas – e, em 12 áreas, ela ficou entre as 50 melhores do mundo: Odontologia (14ª posição); Engenharia de Petróleo (24ª); Antropologia (27ª); Agricultura e Silvicultura (28ª); Engenharia de Minas (30ª); Enfermagem (36ª); Línguas Modernas (41ª); Ciência Veterinária (42ª); Arquitetura (44ª); Sociologia (44ª), Engenharia Civil e de Estruturas (45ª); e Direito (47ª).

Para o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, “o desempenho das universidades brasileiras nesta edição do ranking é um alívio muito bem-vindo após a trajetória descendente dos últimos anos. A USP atinge um marco significativo, entrando no alto escalão da excelência global do ensino superior e tornando-se a universidade mais bem classificada da América Latina”.

Artigos relacionados

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo