Cultura & LazerMatéria

Desfile na D. Pedro reúne 10 mil

Mesmo com temperaturas baixas e sob fortes chuvas o público se fez presente, com mais de 10 mil pessoas ocupando toda extensão da avenida Dom Pedro I no tradicional desfile Cívico-Militar. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica prestigiaram o evento. As Forças Armadas Brasileira fizeram o desfile exibindo ao povo seus tanques e artilharia de guerra, mostrando a força dos brasileiros. Além das Forças Armadas, a avenida foi palco para as tropas das polícias Militar e Civil da capital estudantes e entidades. Ao todos, segundo a organização, desfilaram 16 mil pessoas.
As comemorações ao Bicentenário da Independência do Brasil se iniciaram as 7h30 desta quarta (7), com apresentação da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, em seguida, as margens do Riacho do Ipiranga com a presença dos Dragões da Independência, pode-se fazer o hasteamento do Pavilhão Nacional, seguindo com toda programação organizada.
O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes disse que “completar 200 anos da Independência é motivo de orgulho para todos os brasileiros e, em especial, aos paulistanos. O grito pela autonomia do país aconteceu no nosso querido e histórico bairro do Ipiranga, palco de muitas comemorações e lembranças revitalizadas”, afirmou o prefeito. Já o general de Exército Tomás Miné Ribeiro Paiva, comandante militar do sudeste, destacou que ”foi uma festa cívica, tão bonita e que significa muito para um país como o nosso” afirmou o general.
Quando agremiações presentes só por mulheres, o público foi a “loucura” aplaudindo incessante, desta forma marca-se que a presença da mulher na justiça brasileira está cada vez mais forte e atuante. Dentre algumas apresentações destaca-se o Agrupamento de tropas a pé, Bandeiras Históricas conduzidas por Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, Tropas da Marinha, Tropas da Força Aérea Brasileira, Desfile de Motociclistas e dentre tantas outras apresentações.
Devido a instabilidade do tempo, algumas apresentações neste 7 de setembro na Av. Dom Pedro I foram canceladas, dentre elas o salto de paraquedas com soldados do exército e a Esquadrilha da Fumaça. As festividades tinham previsão de término às 12h30, mas teve que encerrar uma hora mais cedo. Com exceção destas duas atrações, as outras foram realizadas normalmente e segundo a polícia militar não foi registrada nenhuma ocorrência com protestos ao discurso de autoridade tentando se apropriar das festividades.

Artigos relacionados

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo