Turismo

Um passeio de Maria Fumaça pelo interior de SP

Nosso estado já teve muitas e altamente rentáveis linhas férreas, elas levam passageiros e muita carga, café e gado principalmente. Até hoje podemos ver seus resquícios em diversas cidades, além disso, em alguns pontos ainda é possível passear de trem!
Em Campinas, interior do estado de São Paulo, bem perto da capital ainda existe uma Maria Fumaça, com locomotiva, vagões, estações restauradas e parte do patrimônio histórico, tombado pelo CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas.
O passeio não é muito extenso, são 24 quilômetros, que ligam as cidades de Campinas e Jaguariúna, mas a diversão é garantida para toda a família, de crianças a idosos, todos que fazem o trajeto gostam muito da experiência.
O trajeto passa por fazendas de café centenárias, a paisagem é muito bonita e conta a história da região. O percurso atual é parte de um trajeto maior, inaugurado em 1872 pela Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que tinha 1.992 quilômetros e ligava os estados de São Paulo, começando na cidade de Campinas, até Araguari, no estado Minas Gerais.
Uma entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – A.B.P.F., é quem nos apresenta a Viação Férrea Campinas – Jaguariúna, e temos a oportunidade de passear em locomotivas com quase um século, totalmente restauradas, podemos ver telefones centenários e também carros de madeira, circulando por uma ferrovia com 128 anos.
Há monitores em todos os vagões, eles vão contando toda a história da região, das fazendas, das ferrovias e trens durante o percurso, que leva 3h30 para ir e voltar, com uma parada de em média 40 minutos na cidade de Jaguariúna. Por lá há um museu para ver e também bares e feira de artesanato com produtos locais.
Além de toda a experiência do passeio, das paisagens e histórias, a Maria Fumaça de Campinas tem vagões restaurantes e ferromoças, assim, comer, beber e comprar lembranças da viagem são itens garantidos!
A Maria Fumaça de Campinas abre também possibilidade de que realizemos festas e confraternizações em seus vagões, consulte-os para verificar valores e regras. Eles também têm programações especiais para datas comemorativas, como o dia das mães e o dia dos namorados, e também é possível agendar e participar do café na Maria Fumaça, fique atento a programação no site. Funciona aos finais de semana e feriados.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Excellent blog! Do you have any suggestions for
    aspiring writers? I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for
    a paid option? There are so many choices out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any recommendations? Bless you!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo