AconteceMatéria

Simulação de incêndio em comunidade da Vila Monumento

Uma comunidade, localizada na Vila Monumento, no Ipiranga, cuja ocupação já tem mais de 40 anos e conta com todos os benefícios, como água encanada, luz e saneamento básico, vai passar neste sábado (22), às 9hs, pelo primeiro Exercício Simulado de Incêndio e Evacuação em Área de Risco na cidade. A ação será coordenada pela Defesa Civil de São Paulo.
A Comunidade Vila Monumento fica localizada em um prédio do INSS, na rua Vigário João Álvares. A construção tem uma área de 606m², com três pavimentos superiores e um térreo. A estrutura abriga 64 famílias, totalizando 161 pessoas. Destes, 13 são idosos, sendo que uma delas mora no local há 30 anos e tem 99 anos, goza de boa saúde, mas teve seu benefício cortado pelo INSS sob a alegação de que havia morrido de covid-19. “Levei minha mãe lá, com identidade e tudo, mas a moça olhou no computador e disse: a senhora tá morta. Seu óbito foi por covid tá aqui na sua ficha.Não quis nos atender e faz sete meses que minha mãe não recebe o único benefício que nossa família tinha”, Antonia Barbosa da Silva, de 64 anos e filha de Enita, de 99 anos.
No local também há 58 crianças, duas pessoas com deficiência e uma gestante. No terreno, há também 24 animais de estimação (cães, gatos e aves, como galinha e papagaio).
Na quarta-feira (19), equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, estiveram no local orientando a comunidade para a ação que será realizada no sábado. O objetivo da ação é capacitar as equipes de resposta na execução de ações de emergência e validar o Plano de Contingência. Dessa forma, segundo a Defesa Civil, pode-se avaliar, em tempo real, mecanismos de coordenação interinstitucionais e intersetoriais para o atendimento de situação de emergência, além de preparar as comunidades para desastres a partir de um cenário de risco.
Durante o exercício, será simulado um incêndio no terceiro pavimento da edificação, com uso de bombas de fumaça e efeitos sonoros. O “fogo ocorrerá devido a um curto-circuito em um dos apartamentos do andar superior. Com o alastramento das chamas e a formação de fumaça, a comunidade se mobilizará para acionar os órgãos competentes.
O Plano de Contingência é a primeira etapa de gerenciamento de crise e é realizado ainda em situação de normalidade. Trata-se de um planejamento preventivo, cujo objetivo é minimizar os impactos de uma adversidade inesperada, como o incêndio simulado na Vila Monumento. A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio da Lei 12.608/2012, menciona em seu Art.8º que compete aos Municípios “realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil”.
O simulado contará com a participação de equipes das secretarias municipais de Segurança Urbana (SMSU); de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Habitação (SEHAB), assim como do SAMU, Cruz Vermelha, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC), Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses e Guarda Civil Metropolitana (GCM). A Polícia Militar, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Sabesp, a Enel e a Comgás também participarão da atividade.

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Wonderful article! That is the kind of information that are supposed to be
    shared across the net. Disgrace on Google for not positioning this post higher!
    Come on over and talk over with my website . Thanks =)

  2. Hey I am so delighted I found your weblog, I really found you by error, while I was researching on Aol for something else, Nonetheless I am here
    now and would just like to say thank you for a remarkable post and a all round
    interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through it all at the moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will
    be back to read much more, Please do keep up the excellent b.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo