AconteceMatéria

Simulação de incêndio em comunidade da Vila Monumento

Na manhã deste sábado (22), uma comunidade localizada na Vila Monumento, habitada por 64 famílias e conta com todos os benefícios como luz, água encanada e saneamento básico, passou pelo primeiro Exercício Simulado de Incêndio e Evacuação em Área de Risco em ação coordenada pela Defesa Civil de São Paulo.
O subprefeito do Ipiranga, Adinilson José de Almeida., explicou a importância do acontecimento para, acima de tudo, poder salvar vidas. “A importância é o cuidado com a vida. Acidentes, catástrofes, acontecem, mas em um simulado como esse, munícipes e nossa força de trabalho são mais bem preparadas”.
“Esse trabalho é de fundamental importância”, completou.
“Temos a competência de não só mapear as áreas de risco, mas também, efetuar os exercícios simulados de evacuação nestas áreas. A Defesa Civil de São Paulo faz um trabalho de mapeamento, identificamos o risco, fazemos um relatório circunstanciado para o Subprefeito local com orientações e indicações de melhorias para poder mitigar ou eliminar os riscos nos locais atuantes”, disse Joel Malta de Sá, Coordenador da Defesa Civil.
Durante o exercício, um incêndio foi simulado no terceiro pavimento do prédio, com o uso de bombas de fumaça e efeitos sonoros. Houve também a evacuação do local.
Moradores da comunidade se tornaram atores para simular o fato. Leide de Oliveira, de 56 anos, e Everton Rocha, de 40, foram os escolhidos. Ambos ,saíram feridos do incidente, mas prontamente foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.
Oliveira mora a 7 anos na ocupação. Ela ficou nervosa por ter sido escolhida a representante da encenação, mas ao mesmo tempo mostrou gratidão pela oportunidade de ajudar seus amigos e colegas da comunidade. “Estou muito nervosa de ter sido escolhida, mas também estou grata por poder vivenciar isso. É para nós mesmos. Caso aconteça alguma coisa, podemos ter consciência de como agir. Sair do prédio, evacuar. Estou muito feliz de ter sido escolhida”, contou.
Everton mora no edifício desde 2016 e se sentiu privilegiado ao ter sido escolhido personagem do simulado. “Me sinto muito privilegiado, pois acho muito importante este evento não só para nós, mas para outras comunidades também. Para eles se precaverem e conseguirem os auxílios que precisam.
Além dos citados acima, outros moradores da comunidade também ficaram satisfeitos e honrados com a ação, como é o caso de José Luiz de Anastácio, mora há 35 anos na ocupação e nunca tinha visto nada parecido antes, abordando que a edificação já passou por um episódio de incêndio. “É a primeira vez que acontece isso. Aqui já houve incêndio há muitos anos, não
houve simulação. Hoje, estou me sentindo honrado e orgulhoso, pois isso é benéfico para nossa comunidade”, disse, agradecendo os organizadores do simulado. “Eu agradeço de coração aqueles que estão olhando por nós olhando por nós”.
Eleanor Fernandes Rufino é esposa do senhor José Luiz. Moradora há mais de 30 anos na ocupação, ela conheceu seu par perfeito alí. Ela abordou sobre a segurança que simulados como este trazem. “Isso só nos traz segurança. É muito bom. A Defesa Civil nos acolheu, veio aqui. É muito importante pois um incêndio ou desabamento sempre podem acontecer em uma ocupação. Em
qualquer lugar. Ninguém está livre”, expôs.
O simulado contou com a participação de equipes das secretarias municipais de Segurança Urbana (SMSU); de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Habitação (SEHAB), assim como do SAMU, Cruz Vermelha, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC), Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses e Guarda Civil Metropolitana (GCM). Participaram também a Polícia Militar, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Sabesp, a Enel e a Comgás.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo