AconteceDestaqueMatéria

Saúde ganha parque lúdico voltado para a primeira infância

Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, Dia das Crianças, São Paulo inaugurou o segundo play lúdico do Brasil, um espaço inteiramente dedicado à primeira infância, localizado na Saúde. O primeiro foi inaugurado no final de junho, na Praça São Sebastião, no Ipiranga.

“É um olhar da gestão, para a questão da primeira e primeiríssima infância. A gente [Prefeitura] tem um grupo de trabalho focado nessa questão da primeira infância, para a gente poder dar um atendimento, em todos os aspectos para as crianças”, contou à reportagem do Jornal Ipiranga News, o prefeito Ricardo Nunes, dissertando sobre a importância da inauguração da segunda unidade do Play Lúdico.

“Ter esse olhar, para um espaço onde as crianças podem brincar, que tem toda uma questão de um conteúdo lúdico, delas [crianças] terem a sensação de prazer do brincar, a forma como são feitos os brinquedos, tem uma questão de segurança fundamental, então acho que é bastante importante que a gente possa estar com toda equipe a Prefeitura, da sociedade, focada para um olhar para a criança. Fica, além do espaço que é muito bonito – e bom – uma mensagem de um olhar, para as crianças da primeira infância”, apontou ainda, Nunes, destacando que não poderia haver data melhor para inauguração, do que no Dia das Crianças.

As atividades que as crianças desenvolvem nesses locais têm o propósito de fortalecer o desenvolvimento físico e cognitivo, promovendo brincadeiras e interações entre elas. O novo play lúdico fica na Avenida Botuquara, na Praça Professor Amaro de Abreu, no bairro da Saúde.

“Acho bem legal. Um espaço que tinha uns brinquedinhos, como se fosse aquelas pracinhas de idosos de exercício, e agora nem se compara. [A praça] está revitalizada, colorida, cercada, bastante opção [de brinquedos para as crianças], o piso emborrachado. Bem lrgal. Espaço bem aproveitado. Muito bacana”, contou Tiago de Luca, de 39 anos, o qual levou suas filhas, Letícia e Sophie, para brincar no espaço novo. “A inauguração não podia ser em um dia melhor”, pontuou ainda, fazendo menção ao Dia das Crianças.

Denise Yoshihara é esposa de Tiago e também gostou muito do espaço. “A gente está adorando. Muito legal o espaço. Acho que para as crianças é um espaçom bem amplo, que tem bastante brinquedos diferentes de subir, descer, correr. Eles precisam de espaço, então está muito bacana”, disse.

As cores vibrantes, os desenhos e a própria geometria desses espaços são estímulos ao aumento da capacidade sensorial e motora, além de desenvolverem a imaginação. Nos play lúdicos cada detalhe foi planejado para garantir segurança e possibilidades de brincadeiras.

O play lúdico da Saúde dispõe de um labirinto transparente para que as crianças criem soluções sem o risco de se assustarem com as paredes. Nos relevos, escorregadores e escaladas podem ser improvisados. O piso monolítico, especialmente escolhido por sua textura mais suave, foi instalado para absorver impactos, assegurando que as brincadeiras possam durar ainda mais. Diferentemente do concreto tradicional, este tipo de piso não possui essa composição, e sua superfície emborrachada é resultado de um micro revestimento asfáltico.

Saúde ganha parque lúdico voltado para a primeira infância
Caroline Lima (foto), também levou seus pequenos para se divertirem no parque

Caroline Lima, mãe do Rafael (1 ano) e Leonardo (4 anos). Sem muito espalho para os pequenos se divertirem no prédio onde residem, ela não pensou duas vezes ao leva-los para brincar no novo play lúdico.

“A gente achou bem bacana essa ideia desse espaço. As crianças gostam muito de patinete, bicicleta. No prédio [onde moram] a gente tem muito pouco espaço, então, aqui tem um espaço muito bacana para eles andarem, com piso emborrachado para não se machucarem, então, é bem interessante mesmo esse espaço, a gente gostou bastante”, apontou Lima.

Enquanto as cores e formas despertam a criatividade, a pista de pump track proporciona um espaço para o desenvolvimento das habilidades esportivas das crianças. Com curvas suaves especialmente desenhadas para os pequenos, essas pistas oferecem muita emoção e diversão para quem gosta de patins, bicicletas e patinetes.

Saúde ganha parque lúdico voltado para a primeira infância
Mariana e Renato Loureiro, levaram sua pequena, Giovanna, ao parque e gostaram muito de como ficou o local

“A gente está adorando. Eu vim com minha filha [Giovanna] de cinco anos, a gente deu uma passadinha e eu acho que vai ser muito bacana, principalmente, para o bairro, porque aqui não tem nenhum espaço de lazer para criança e aqui ficou muito bacana. Está muito legal”, expressou Mariana Loureiro.

Renato Loureiro, seu marido, a acompanhou, com sua filha, no espaço de diversão. “É uma boa opção para as crianças. Mais uma opção, aproveitando um espaço público, porque era uma praça bem abandonada aqui. Acho que foi bem aproveitada, a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa e que façam mais desses daqui em outros espaços que estão precisando de reforma ou de um cuidado especial”, afirmou.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), o play lúdico da Saúde levou cinco meses para ser concluído. A SMSUB entrega à população o segundo play lúdico três meses depois do Ipiranga e tem mais oito novas unidades em desenvolvimento. Por enquanto, os bairros definidos são: Santo Amaro, Vila Mariana, Itaquera, Capela do Socorro, Freguesia do Ó e Butantã.

O novo Play Lúdico ficará na Praça Professor Amaro de Abreu, a qual, passou por uma revitalização que adaptou o espaço às árvores existentes no local, tornando o ambiente não apenas bonito, mas também agradável do ponto de vista climático. A praça também possui um espaço para cachorros e Academias da Terceira Idade.

A Praça Professor de Abreu fica na Avenida Botuquara, 31.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo