Turismo

Santuário Nacional de Aparecida

A Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é campo sagrado para cristãos católicos. Lugar de grande inspiração e testemunho de fé. O complexo é centro de devoção popular. Atrai romeiros dos quatro cantos mundo. Chega a receber 12 milhões de fiéis por ano. Só para efeitos de comparação, o Brasil inteirinho não recebe mais do que 6 milhões de turistas estrangeiros no mesmo período.
Três papas já estiveram lá: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. E, embora muitas cidades brasileiras tenham paróquias dedicadas a Padroeira do Brasil, é em Aparecida que a maioria dos católicos vem pagar promessas e pedir a intercessão da Mãe de Deus.
O roteiro vai depender do seu objetivo. As celebrações acontecem em vários horários todos os dias. Após a liturgia você tem um campo de peregrinação a percorrer com museus, lojinhas, mirantes e espaços contemplativos. É tanta coisa que não dá para fazer num só dia.
Dona de uma beleza única, a Basílica Nova reina absoluta com números inacreditáveis. Todo o santuário tem 1,3 milhão de metros quadrados com 143 mil m² de área construída (isso é mais do que a cidade de Jerusalém com seus 125 mil m²). Só a basílica — construída em forma de cruz — tem quase 72 mil m², o equivalente a oito campos de futebol. A parte interna acomoda até 30 mil pessoas em torno do altar.
Outro ponto que não pode ficar de fora do roteiro é a Capela do Santíssimo. A cúpula é revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro e nos mosaicos estão a representação dos quatros evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
A parada obrigatória fica por conta do Nicho da Imagem Milagrosa de Aparecida que abriga a imagem original. É o ponto de maior peregrinação dentro do santuário. O nicho onde está a imagem da Santa tem detalhes em pastilha de porcelana pintadas a ouro. Todo o retábulo tem quase 37 metros de altura e emana detalhes simbólicos da pesca milagrosa ocorrida no dia em que a imagem foi encontrada. O nicho fica aberto à visitação todos os dias das 5h às 22h.
Vários pontos de peregrinação fora do santuário também fazem parte do conjunto devocional dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Nem tudo vai estar ao seu alcance (salvo muita correria) num único dia de visita. Podendo passar uma noite na cidade seria o ideal.
Entre elas está a Passarela da Fé. Com 390 metros a passarela começa dentro do complexo mariano, mas leva o romeiro para a área externa. Foi construída em 1971 e liga o templo atual à Matriz Basílica, também chamada de Basílica Velha. São 390 metros que podem ser percorridos em menos de 10 minutinhos.
Aproveite o Feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e dê um pulinho no Santuário e viva uma experiência única.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo