Acontece

Sabesp corre contra o tempo para limpar córrego Ipiranga até 2022

O cronograma da Sabesp estabelece que em 2022, quando será celebrado o bicentenário da Independência do Brasil, o córrego Ipiranga estará livre do esgoto. A expectativa é essa, mas, em razão das dificuldades encontradas pelas frentes de trabalho, o prazo pode ser prorrogado.
A empresa informa que 98% da operação já foram concluída. Restam 2%, que correspondem a pontos em que a implantação da infraestrutura de saneamento é mais complexa, em razão da existência de ocupações irregulares e por questões topográficas: a altura dos imóveis é inferior à da rede coletora.
O problema é mais acentuado no córrego Cacareco,que desemboca no córrego Ipiranga, na altura do viaduto Ministro Aleomar Baleeiro, à entrada do Parque do Estado. É preciso lidar, nesse trecho, com ocupação irregular e moradias erguidas sobre rios, deixando-os espremidos entre casas. O Cacareco deságua no Ipiranga, após percorrer quase 2 km, recebendo o esgoto de dois mil 260 imóveis. Isso faz com que a água do córrego Ipiranga seja esverdeada e malcheirosa.
A Sabesp e a Prefeitura de São Paulo, parceiras no programa “Córrego Limpo”, terão de decidir como irão transpor esse obstáculo. Uma das saídas seria a remoção das famílias ali residentes, reassentando-as em outro local. A possibilidade de isso ocorrer é quase nula e, tanto a companhia de saneamento quanto o governo municipal, aceitam como certo o plano B: a instalação de um cano subterrâneo que consiga receber o esgoto de 70% da área. Os 30% devem permanecer no leito do córrego Ipiranga.
Subordinada ao governo do Estado, a Sabesp realiza operações em diversos pontos da Bacia do Ipiranga, entre eles: CT (Centro-Tronco, responsável por transportar os esgotos até a estação de tratamento) Soares Avelar, entre as ruas Soares Avelar e Itatiaia; CT Lourdes, na rodovia dos Imigrantes, Vila Fachini; e obras no entorno do córrego Cacareco, na Água Funda. A companhia é responsável por ações de saneamento para implantação e manutenção de infraestruturas da rede de esgoto, enquanto fica com a limpeza do córrego e das galerias de água pluvial.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Dijital ilaç çağı yeni iş modelleri yeni fikirler doğuruyor 8 2022’de ilaç sektörünün ticari
    modeli Yerel önemli, ancak hacimden çok değer yaratma ön plana çıkmakta 28 2022’de giyilebilir teknolojiler ve mobil sağlık uygulamaları Sadece klinik göstergeler değil
    yaşam kalitesi de ölçülecek 12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo