Destaque

Projeto Muda Ipiranga busca revitalizar a natureza no bairro

Criado em 2017, plano vai se expandindo pela região com intuito de fortalecer o bem estar

Em um mundo tão globalizado como o qual vivemos atualmente, onde as ruas convivem cada vez mais com as criações de enormes prédios e estabelecimentos comerciais, a natureza busca, ainda que de maneira discreta, sobreviver em meio ao pouco espaço que existe nas metrópoles. Pensando em temas como esse, em 2017, um grupo de moradores do Ipiranga, mais precisamente na região do Sacomã, criou um projeto com o intuito de aumentar o número de árvores na região.

Surgia assim o Muda Ipiranga, liderado por Lucas André Martins, 27 anos, morador do Moinho Velho. O objetivo, desde a criação, é encontrar ruas com poucas árvores e, nesses locais, realizar plantios.

“Fomos percebendo, aos poucos, como é o mundo em termos de arborização. Temos número significativo, desde a criação, sobre a adesão de pessoas do bairro em relação a isso. Somos o grupo que mais planta nas calçadas em São Paulo, muito por causa do nosso protagonismo. Todas nossas ações são feitas com total responsabilidade, para que as plantações não prejudiquem em nada os moradores e, ainda assim, possam ajudá-los em relação à qualidade de vida”, destaca.

Apesar da baixa quantidade de plantações em São Paulo de modo geral, onde vemos constantemente árvores sendo derrubadas para a construção de edifícios, Lucas vê com otimismo o futuro do plantio de árvores na cidade. “As pessoas estão entendendo a importância dos dois lados. O comércio pode andar de mãos dadas com a natureza. E as atividades ao ar livre proporcionam respirar um ar mais puro, assim como a presença de crianças plantando árvores, semeando. Tudo isso faz com que possamos ser pessoas mais saudáveis. E está ai o nosso foco, a chance de ajudar pessoas através da natureza”, ressalta.

Com a pandemia do coronavírus, alguns projetos do Muda Ipiranga ficaram na gaveta. Mas nada que abale a vontade dos seus idealizadores. Quando as coisas voltarem ao normal, a iniciativa também voltará com força abundante. “Fizemos eventos no Ipiranga para mais de 100 pessoas. Em breve, vamos retomar isso. Temos projetos aprovados para a criação de novas árvores em locais onde a natureza está carente. Contamos com o apoio da Subprefeitura em demandas específicas, que é de extrema importância. E vamos criar cada vez mais espaços para que os moradores do bairro possam se sentir cada vez mais envolvidos por uma qualidade de vida melhor”, finaliza.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo