Matéria

Ricardo Jafet vive ‘boom imobiliário’

A Avenida Ricardo Jafet vive um “boom imobiliário” com a construção de vários novos empreendimentos ao longo da via entre o bairro do Ipiranga e a região do Jabaquara. São lançamentos dos mais variados tipos, desde apartamentos de alto padrão até unidades mais compactas.
Entre os fatores apontados por especialistas no ramo da construção civil para a explosão de lançamentos na Ricardo Jafet, está o fato de o “estoque imobiliário” da Chácara Klabin estar esgotado, termo utilizado no mercado quando não há mais terrenos disponíveis para novas obras. Nas últimas décadas, a região da Chácara Klabin atraiu centenas de novos empreendimentos, transformando o loca num dos metros quadrados mais caros da cidade. Situação que foi impulsionada pela inauguração de uma estação do Metrô no bairro em 2006. Agora, no entanto, praticamente todo o bairro está ocupado, sem espaço para outros lançamentos.
No bairro do Ipiranga, a legislação foi alterada na última década, proibindo a construção de grandes prédios nos arredores do Parque da Independência a fim de preservar a visibilidade do patrimônio histórico do local. As construtoras, então, resolveram expandir os seus negócios ao longo da Avenida Ricardo Jafet atraídas pelas facilidades da via, como a estação Santos-Imigrantes do Metrô, grandes redes de supermercado, uma unidade do Hospital Albert Einstein e o Shopping Plaza Sul.
Via de acesso ao Litoral e ao Aeroporto de Congonhas, a Ricardo Jafet já está sendo chamada de nova “queridinha” do mercado imobiliário paulista. Assim, antes terrenos ocupados, por exemplo, por concessionários de automóveis ou motéis agora dão lugar a torres com centenas de apartamentos.
Na esquina da Ricardo Jafet com a rua Vergueiro, onde outrora existia um supermercado, a construtora Helbor está com um mega empreendimento. Em um terreno de mais de 8 mil m², estão sendo construídas torres com apartamentos de um, dois, três e quatros dormitórios, além de estúdios. O condomínio terá ainda cinema e lojas com serviços e conveniência. São 26 andares (3 subsolos + térreo + andar lazer + 17 andares tipo + andar técnico + lazer cobertura + barrilete e reservatório).
A previsão de entrega é julho de 2024. Ali, algumas unidades custam mais de R$ 1,7 milhão.
Poucos metros à frente, a construtora Conx planeja a construção de um outro empreendimento com unidades de um e dois dormitórios.
A chegada de novos prédios à Ricardo Jafet coincide com obras que visam acabar com as enchentes na via. Na bacia do Córrego Ipiranga foram construídos três piscinões. São dois reservatórios próximos ao viaduto Aliomar Baleeiro e um junto à Rodovia dos Imigrantes. Os três juntos têm a capacidade de armazenar 310 mil m³ de água, o equivalente a 124 piscinas olímpicas.
Além disso, foram implantados 270 metros de novas galerias no Córrego Cacareco, e um canal com 575 metros de extensão que está em execução para interligar os dois reservatórios próximos ao viaduto.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo