AconteceCultura & LazerMatéria

Projeto “Okama” segue em cartaz no Sesc Ipiranga

Com espetáculo solo e ações formativas voltadas ao tema de ancestralidade, o Projeto “Okama” segue em temporada até 8 de outubro no Sesc Ipiranga. A programação acontece às sextas-feiras, 21h30; e sábados e domingos, às 18h30.

O ator e performer Gabriel Saito leva ao palco a história da imigração japonesa no Brasil, à medida em que revive suas memórias afetivas. O resultado é uma mistura, cujo processo artístico é tema de oficina artística e debate após exibição de curtas.

Sob direção de Miwa Yanagizawa, Saito convida o público a se conectar com símbolos da tradição asiática por meio de uma experiência sensorial em diferentes momentos da peça. Assim, nos interiores do Sesc, o espectador é levado por Saito aos antigos atores do teatro Kabuki, suas relações homoafetivas com os samurais e as vivências de Saito.

Oficina de Memória e Fabulação

Como parte da temporada de “Okama”, o ator e a diretora promovem a oficina artística “Memória e Fabulação”, de 03 a 06 de outubro (terça à sexta-feira), das 15h às 18h. Gratuita, a oficina ocorre no auditório do Sesc Ipiranga.

Durante as aulas, cada aluno é provocado a criar expressões artísticas a partir das próprias recordações, ao modo como Saito e Miwa Yanagizawa construíram no espetáculo em cartaz.

Sessão de curtas metragens com bate-papo

No sábado, 07 de outubro, das 15h às 17h, o projeto exibe dois curtas metragens produzidos pelo ator Gabriel Saito “Takenoko” (2020/15min) e “Shawā” (2022/29min), após as exibições haverá um debate com a pesquisadora de arte nipônica Michiko Okano, com mediação da jornalista Cacau Ideguchi. No mesmo dia, às 18h, Gabriel apresenta seu penúltimo dia de “Okama”.

O Sesc Ipiranga fica na Rua Bom Pastor, 822.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo