Matéria

Projeto Cine Clube retorna ao Ipiranga após 2 anos suspenso

Após dois anos com as exibições suspensas, o projeto Cine Clube volta ao Ipiranga. Os colecionadores de filmes já podem retornar suas exibições, na Biblioteca Temática Roberto Santos, com entrada gratuita ao público.
Em Julho de 1965 o Cine Clube Ipiranga foi fundado por um grupo de 4 moradores do bairro. Funcionava numa sede do clube Atlético Ypiranga com exibições todas as quartas-feiras. Em 1992 passou a ocupar o auditório da biblioteca exibindo filmes em 16 mm, sem cobrança de ingresso.
O local funcionou até os meados de 2016, quando o SPCINE criado pela Secretaria de Cultura cancelou a concessão do local e passou a exibir filmes com cobrança de ingresso o que desagradou a população. Seu presidente e fundador Archimedes Lombardi tentou no fim do ano passado, um acordo com o programa e após meses discutir uma forma da volta das exibições em 16 mm, sem causar transtornos na programação oficial do SPCINE, o projeto voltou.
Durante sua trajetória nestes 52 anos de existência o Cine Clube Ipiranga marcou sua presença no bairro. O Cine Clube Ipiranga formou um público cativo que oscilava entre 90 a 110 pessoas. Não causava nenhuma estranheza se entre os frequentadores, sentar ao lado do crítico Rubens Edwald Filho, de cineastas como Anselmo Duarte, Ari Fernandes, Zé do Caixão entre outros.
Independentemente de toda tecnologia surgida nos últimos anos, a entidade possui grande acervo de clássicos na bitola 16 mm, pronto para serem exibidos ao público, que se sentia desolado com a falta de uma sala para exibições de filmes, entre eles muitos raros.
A Biblioteca Temática Roberto Santos fica na rua Cisplatina, 505. Informações sobre o projeto no telefone: 2914-0598 com Archimedes Lombardi.

Artigos relacionados

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo