Matéria

Prefeitura recebe verba para abrir Casa da Mulher Brasileira

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, recebeu na sexta-feira (9) do Governo Federal a Casa da Mulher Brasileira, para finalização das obras e início do projeto de uma rede única de atendimento. Para viabilizar o empreendimento, localizado na Rua Vieira Ravasco, no Cambuci, região central, será realizado um convênio com repasse de aproximadamente R$ 1,5 milhão para a Prefeitura concluir o projeto.
O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é oferecer, às mulheres, serviços especializados e multidisciplinares. Para isso, o projeto prevê o funcionamento de núcleos do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, delegacias especializadas no Atendimento à Mulher, atendimento psicossocial, serviços de promoção de autonomia econômica, brinquedoteca e central de transportes.
De acordo com Eloisa Arruda, secretária municipal de Direitos Humanos, caberá à secretaria colocar em funcionamento e gerir a Casa. “O compromisso sincero é o de sempre: fazer o possível, superar as alegadas impossibilidades, a fim de evitar que mulheres permaneçam ou sejam mortas em situação de violência doméstica; dar a elas guarida, proteção, ajudá-las a adquirir autonomia para que sigam as suas vidas”, disse ela.
Pronto desde novembro de 2016, o prédio onde funcionará a Casa da Mulher Brasileira de São Paulo, segue fechado. O equipamento foi construído com verba liberada em 2013 pelo governo da então presidenta Dilma Rousseff. O projeto previa ainda repasse de dinheiro para custear a manutenção, a compra de mobiliário, a vigilância e a administração da casa por dois anos. A partir daí, a prefeitura e o governo do estado assumiriam os gastos.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo