Cultura & Lazer

Pinacoteca apresenta coleção com mil obras de mais de 400 artistas

A Pinacoteca inaugurou a nova apresentação do acervo de arte brasileira que ocupará 19 salas divididas entre o primeiro e o segundo andar do Edifício da Pina Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas. A reformulação, elaborada pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria em conjunto com as outras áreas do museu, bem como em diálogo com colaboradores externos, se baseia em narrativas mais diversas e inclusivas.
Depois de 10 anos, a instituição opta por substituir a narrativa linear e cronológica em favor de um olhar mais crítico, que provoca o acervo a reverberar questões mais contemporâneas. O projeto curatorial mescla tempos históricos e técnicas artísticas, debate a representatividade de artistas mulheres, afrodescendentes e indígenas no acervo, investiga as relações entre arte e sociedade, bem como a representação da paisagem e do espaço urbano. A mostra é toda construída a partir de diálogos entre obras, estratégia testada por muitos anos pelos programas educativos.
Dona de um dos acervos mais representativos de arte brasileira do país, a Pinacoteca reúne na nova exposição, que tem o patrocínio da BB Seguros, todas as coleções que hoje se encontram sob sua tutela, Coleção Ioschpe, os comodatos da Nemirovsky e Roger Wright. A mostra conta ainda com comodatos propostos especialmente para a exposição, como é o caso de uma obra da artista carioca Adriana Varejão.
A narrativa está organizada em três núcleos. O primeiro, Territórios da arte, investiga como artistas observam seu próprio corpo e o do outro, como elaboram ideias sobre as possíveis funções e definições de arte, como pensam a arte em um território autônomo. Corpo e território, o segundo núcleo, examina como artistas dão forma à terra ao seu redor, refletindo sobre o violento processo de dominação implícito nessas representações. Por fim, o terceiro núcleo se desenvolve em torno da relação entre Corpo individual / corpo coletivo, em que artistas forjam ideias de comunidade a partir de um corpo, investigam papeis sociais, falam da violência exercida sobre outros corpos e também de afetos e de desejo.
Importante ressaltar que não existe um percurso único para o visitante seguir, uma vez que as salas têm certa autonomia de temas, permitindo que o visitante faça seu próprio percurso. Para a mostra de longa duração, as salas expositivas passaram por reformas civis que oferecerão ao público uma experiência mais qualificada.
O Edifício Pina Luz fica na Praça da Luz, 2, Luz. Horário de funcionamento: 12h às 20h.
Ingressos: Gratuito para todos, todos os dias da semana, mas necessário reservar no site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br).

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Şanslı piç bir zenciden bahsediyoruz. Bu adam önüne geleni sikip geçme konusunda gerçekten çok harika diyebileceğimiz,
    çok nadir görülen bir sikici türlerinden olmuştur.
    sonra kız kardeşini siken zenci çok şanslı 4K Porno, Brazzers Seks, HD
    Sikiş, Masturbasyon & orgasm, Rus, Sarışın, Sert Mesude Karabasanoglu 2022.

  2. Get generic drugs online without a prescription and save
    money Affordable insulin with home delivery?
    You’re welcome
    Cheap diabetes meds online like I’m talking dirt cheap.
    Hook me up! Trustworthy online pharmacies for diabetes meds?
    They’re out there, you just gotta know where to look

  3. I’m amazed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog that’s
    equally educative and interesting, and let me tell you, you have hit the nail
    on the head. The problem is something which not enough people are speaking intelligently about.
    I’m very happy I came across this during my search for something concerning this.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo