Cultura & LazerMatéria

Sesc Vila Mariana apresenta “Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo”

Estreou nessa sexta-feira (14 ) e vai até o sábado 29, sempre as, quinta à sábado 21 horas, e domingo às 18 horas, o espetáculo “Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo, musical com a companhia de teatro Barca dos Corações Partidos, escrito e dirigido por Vinicius Calderoni.
O musical estreia na mesma época em que o Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio de grandes proporções em 2018, dá os primeiros sinais de recuperação ao reinaugurar sua fachada e jardins, marcando também os dez anos da premiada Cia Barca dos Corações Partidos e os 30 anos da Sarau Cultura Brasileira, parceira do grupo em toda sua trajetória.
Junto aos escombros do Museu, peças do acervo estão sendo resgatadas e recuperadas, em um longo e minucioso processo. Uma das mais emblemáticas é o esqueleto humano de mais de 11 mil anos descoberto em Lagoa Santa] (MG), em 1975. O mais antigo remanescente humano encontrado no país – a mulher de traços afro-indígenas batizada de Luzia –, cujo crânio resistiu ao
incêndio no Museu, ganha vida e assume o papel de narradora atemporal do espetáculo, criando pontes entre diferentes momentos da história, na pele da atriz Ana Carbatti. Luzia, ela própria uma ‘sobrevivente’ do incêndio, faz uma espécie de visita guiada pelo edifício interditado pelo fogo, pelos setores do
museu e suas peças, no primeiro dos três atos do espetáculo. No segundo ato, os limites do prédio são extrapolados e o Museu Nacional se transforma em uma metáfora da memória do Brasil, começando pela origem escravocrata, as oligarquias brancas, os povos originários e os povos negros. O terceiro e último ato trata do momento atual, a devastação do museu e do próprio país, de forma mais sóbria e realista.
As cerca de 20 canções inéditas do espetáculo passeiam por diversos ritmos brasileiros e foram compostas Alfredo Del-Penho e Beto Lemos – que assinam a direção musical – por Vinicius Calderoni e pelo ator, músico e compositor Lucas dos Prazeres e são cantadas e tocadas por todo o elenco. Além de cinco integrantes da Barca – os atores e multi-instrumentistas Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Adrén Alves, Eduardo Rios e Ricca Barros – o musical conta com mais sete artistas convidados: Adassa Martins, Aline Gonçalves, Ana Carbatti, Felipe Frazão, Lucas dos Prazeres, Luiza Loroza e Rosa Peixoto.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored material stylish.

    nonetheless, you command get got an edginess over that
    you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more
    formerly again since exactly the same nearly very often inside case
    you shield this hike.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo