Matéria

Parque Independência começou a ganhar vida em 1825

A história do Parque da Independência tem início em 1825, quando o Governo Imperial doou terrenos localizados no Ipiranga para o então Governo Provincial. O lugar era um descampado, pouco habitado, cortado pelo córrego do Ipiranga. A área consta numa Planta dos Terrenos do Ipiranga concedidos pelo Governo Geral por ordem do Imperador Dom Pedro I, de abril daquele ano.
Depois, em 1891, com a promulgação da Constituição que marcou a transição da Monarquia para a República, as terras passaram para o Governo Estadual, segundo pesquisas da historiógrafa Arlinda Rocha Nogueira.
Em 7 de setembro de 1895, foi inaugurado o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga e em 1909 o paisagista Arsênio Puttemans criou os jardins, uma réplica em proporções menores dos jardins do Palácio de Versailles.
Anos depois, na parte inferior do terreno, o Riacho do Ipiranga foi canalizado e foram realizadas obras de terraplanagem no local para que fosse erguido, em 1922, o Monumento à Independência durante os festejos do 1º Centenário da Independência.
No mesmo ano, em 1922, sob projeto do urbanista Prestes Maia a esplanada à frente do Museu foi rebaixada em 14 metros para a montagem de chafarizes com fontes e tanques d’água. A obra deu maior destaque ao edifício do Museu, além de reforçar a perspectiva em direção ao Monumento à Independência e à Avenida Dom Pedro I.
Após sucessivas doações, a área que era de 184.982 m² chegou a ser reduzida para 122.710 m². Em 1941, as áreas adjacentes ao Museu do Ipiranga foram declaradas públicas e entregues à Prefeitura de São Paulo. Depois, voltaram a ser de propriedade do Governo do Estado e, anos mais tarde, à Prefeitura. Ao longo dos anos, houve, pelo menos, cinco desmembramentos da área geral. A rua Xavier de Almeida, por exemplo, foi prolongada em seu trecho a partir da rua Padre Marchetti e parte da área original do Parque foi destinada à construção de residências.
O Parque da Independência passou por várias remodelações até ganhar o aspecto que apresenta atualmente. Hoje, de acordo com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a área total é de 161.300 m².
Depois de definida a área total, é que foram colocadas grades de ferro de isolamento do local. O Parque do Ibirapuera serviu como referência para o trabalho. O Parque da Independência está sendo ampliado e a nova área, localizada entre as ruas dos Sorocabanos e Bom Pastor, é de mais de 20 mil m².

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Güncel Temmuz 2022 Hemşire iş ve kariyer fırsatları için online özgeçmiş oluştur hemen işin olsun. FİRMA ADI GİZLİ
    Danışmanlığını yapmakta olduğumuz Kadıköy’de bulunan OSGB firması için aşağıdaki özelliklerde Hemşire arayışımız bulunmaktadır.
    Genel Niteli Yakınınızdaki işleri gösterebilmek için.

  2. I am really loving the theme/design of your weblog.
    Do you ever run into any internet browser compatibility problems?
    A couple of my blog readers have complained about my website
    not operating correctly in Explorer but looks great in Opera.

    Do you have any recommendations to help fix
    this problem?

  3. May I simply say what a comfort to uncover a person that truly understands what
    they’re talking about on the internet. You definitely realize how to bring an issue to light and make it important.
    More and more people have to check this out and understand this side of your story.

    It’s surprising you’re not more popular because you definitely possess
    the gift.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo