Matéria de Capa

Parque da Independência reabre, mas população ainda está cautelosa

 

O fechamento dos parques municipais e estaduais em São Paulo durou quatro meses em função da pandemia do coronavírus. Mas a reabertura a partir de segunda-feira (13) está sendo vista pela população com muita cautela. No Parque da Independência, a exemplo dos demais parques, a abertura é das 10 às 16h de segunda às sexta-feira, se mantendo fechado nos fins de semana.

Frequentado por mais de 10 mil pessoas durante a semana, nessa reabertura funcionários estão controlando entrada, limitando a entrada a apenas 4.034 frequentadores por dia. Além disso, está sendo exigido o uso de máscaras e os visitantes recebem álcool em gel na entrada.

A prática de esportes coletivos está suspensa no Parque. A Ladeira dos Coqueiros está interditada desde escadaria junto à rua dos Patriotas até o fim da descida, no Monumento à Independência. Foram instaladas barreiras metálicas e faixas para proibir a prática de skate e patinação no local.

Apesar de muitos frequentadores terem aprovado a iniciativa, a população ainda está receosa em sair de casa, mesmo sendo em busca de lazer com segurança. O resultado é que, nesse primeiro momento, o número de frequentadores, no Parque da Independência, não chegou a 2 mil pessoas diariamente.

Para Daniela Sarmento, moradora no Ipiranga e frequentadora assídua do Parque da Independência, onde costuma fazer caminhadas, a restrição quanto ao horário e o limite do número de frequentadores é importante para evitar aglomerações. Ela, na manhã de terça-feira (14), usando máscara e tomando todas as medidas de distanciamento, chegou ao Parque pouco depois das 10h para caminhar e aprovou as restrições impostas pela Prefeitura. “É importante que todos tenham consciência de que esse momento é necessário seguir as recomendações de saúde” disse.

Para Paulo Ribeiro, a limitação de horário também é importante, “porque nessa época do ano a temperatura é baixa antes das 10h e depois das 16h e, segundo os médicos, isso é propicio à propagação do vírus.”

Na entrada do Parque pela rua dos Sorocabanos, dois funcionários orientavam os frequentadores em relação ao distanciamento, mesmo sendo amigos ou casais. Todos deveriam se manter a 2 metros um dos outros. Além disso recebiam álcool em gel nas mãos, porém a temperatura, na terça-feira pela manhã, não estava sendo medida. Com uma prancheta um segurança terceirizado, anotava o número de pessoas que entravam por aquela portaria. “Muito baixo nesse primeiro momento”, disse.

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Woah! I’m really loving the template/theme of this blog.

    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s tough to get that “perfect balance”
    between usability and appearance. I must say you’ve done
    a awesome job with this. Also, the blog loads extremely quick
    for me on Firefox. Excellent Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo