AconteceDestaqueMatéria

Paróquia São José é tombada e passa por restauro

Pioneira no Ipiranga e querida entre os fiéis católicos do bairro, a Paróquia São José, existente há mais de 100 anos e famosa por suas celebrações e festas que reúnem milhares de pessoas anualmente, foi tombada pela Prefeitura neste ano e agora passa por um grande processo de restauração.

Conforme apurou a reportagem, o primeiro passo está sendo a recuperação e reforma dos telhados, com troca de vigas e madeiramento, voltando ao original. Os serviços já estão acontecendo e deverão durar aproximadamente quatro meses. Após realizados, será a vez dos retoques na própria Paróquia. “Logo após essa primeira fase, nós vamos para um retoque no original. A cor é original, os gradis vão voltar ao original. Como ela [a Paróquia] é um polo de referência para a arquitetura de São Paulo, a parte de tombamento nós vamos fazer todo esse trabalho de resgatar a cor, o sentido de 100 anos atrás”, afirmou o Pároco da Igreja, Gilmar Souza da Silva.

O Colégio São José – Sion Ipiranga, também passou pelo processo de tombamento e está recebendo restauração, começando por sua fachada, uma vez que, pertence ao mesmo prédio da Igreja.

A vistoria dos serviços é realizada pela Geroc Arquitetura e Engenharia. O processo de restauro, pela vencedora da licitação Estúdio Sarasá Conservação e Restauração S/S LTDA. A empresa tem prazo de até dois anos para conclusão dos trabalhos.

“Para mim como Pároco da Paróquia é um momento de muita importância para a nossa comunidade. A Paróquia São José é uma Paróquia de destaque no bairro por ser a primeira e também ela tem a sua importância para o povo do bairro do Ipiranga”, destacou Gilmar, abordando ainda que pela proporção que o local sagrado tomou, “é uma Paróquia para a cidade de São Paulo.

“Ela se tornou uma referência para o povo do bairro do Ipiranga, mas também uma referência para todos aqueles que vem de fora para poder aqui viver a vida matrimonial, para poder celebrar o enlace matrimonial”, explicou da Silva.

“Eu trago no meu coração uma alegria muito grande [com o restauro] porque o nosso povo merece. Nosso povo aqui do bairro do Ipiranga é um povo muito bom, muito generoso, que colabora muito com a nossa Paróquia, então eles merecem ter orgulho da “casa deles” que é essa casa de oração, que é o Templo”, frisou o padre.

“Um templo bem cuidado, se torna uma experiência bonita de fé. Um templo bem cuidado, é a expressão de um povo que reza bonito. É triste quando você vai em algum lugar e você vê a igreja caindo aos pedaços”, disse ademais.

 

Uma das estratégias com o restauro é também fazer com que as memórias não se percam, uma vez que “a fé é feita de memória”, conforme salientou o Pároco Gilmar.

“Nosso povo do Ipiranga merece esse presente, então, acho que esse processo de restauração que a nossa Paróquia está vivendo é um presente ao bairro do Ipiranga”, concluiu Souza.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo