AconteceDestaqueMatéria

Operação Urbana pode gerar até 90 mil empregos na região da V. Carioca

A Prefeitura de São Paulo estima que a Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (OUCBT) possa gerar até 90 mil empregos nos bairros do Cambuci, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prudente nos próximos 20 anos. Por essa projeção, o território teria um aumento de 40% dos postos de trabalho, passando das atuais 223 mil para 313 mil vagas.
A área da Operação Urbana tem seu processo de formação associado à passagem da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, no fim do século XIX, e à abertura da Via Anchieta, em meados do século XX. É considerada estratégica devido a sua posição no eixo de conexão do centro de São Paulo com os municípios do ABC e a Baixada Santista.
Para alavancar o desenvolvimento econômico da região, são objetivos do plano urbanístico preservar as áreas industriais e logísticas existentes, requalificar corredores comerciais que concentram os serviços dos bairros e impulsionar atividades ligadas à economia criativa em edificações de patrimônio fabril.
Neste sentido, a Operação Urbana busca, através da proposição de parâmetros urbanísticos específicos, favorecer a permanência das indústrias do Setor Henry Ford, área que concentra um parque industrial ativo devido a investimentos realizados por décadas, à ferrovia que transporta a matéria-prima até os galpões de produção e ao anel viário que conecta a região a todas as rodovias que chegam a São Paulo.
No setor “Vila Carioca” a instalação de indústrias foi retomada, na última década, aquecendo o mercado de trabalho local. O Município propõe a implantação de uma plataforma logística no terreno onde hoje opera um porto de areia, de propriedade da União, capaz de abrigar e organizar as cargas que circulam pelo bairro. O objetivo é contribuir para ampliar a oferta de empregos na região.
Economia criativa é um termo utilizado para modelos de negócio que têm como origem atividades, produtos e serviços desenvolvidos a partir do conhecimento e criatividade. São exemplos trabalhos relacionados à cultura, moda, design, música e artesanato. A geração de empregos ligados à economia criativa é justamente o que deseja a Prefeitura para o bairro da Mooca. O Município propõe adquirir, restaurar e reconverter o uso de três imóveis tombados para abrigar serviços da modalidade. São eles: a antiga fábrica da Companhia Antarctica Paulista, na Avenida Presidente Wilson; a Tecelagem Labor, na Rua da Mooca, e as Oficinas Casas Vanorden, na Rua Borges de Figueiredo.
A estratégia do plano urbanístico é incentivar os usos mistos (residências com comércios no térreo) em corredores de centralidade que percorrem toda a região da Operação Urbana para aproximar emprego e moradia. Para esses locais, o objetivo também é contribuir para o incremento das atividades de comércio e serviços já existentes.
Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí
A nova Operação Urbana de São Paulo está em vigor desde 11 de janeiro deste ano. Instituída por meio da Lei 18.079/2024, a OUCBT propõe uma série de ações para o desenvolvimento econômico, urbanístico e social dos bairros de Cambuci, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prudente.
As obras previstas serão viabilizadas com recursos arrecadados em leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) e oriundos de outras fontes. A Operação Urbana terá vigência de 20 anos.
Para acompanhar a implantação de todas essas obras será instituído um Grupo de Gestão. A coordenação será da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com apoio da SP Urbanismo e a participação de órgãos e entidades da administração municipal e da sociedade civil.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo