Acontece

O Gigante da Vila Carioca

O União Mútua Futebol Clube enfrentou um período conturbado, mas aos poucos driblou as dificuldades e chega aos 89 anos com a vitalidade de um garoto. O Gigante do Bairro, como é chamado, é o time mais antigo da Vila Carioca. É também o mais estruturado de uma região que já teve mais de 50 clubes.

A história do Mútua se confunde com a história do futebol amador no distrito do Ipiranga. Mas há singularidades que o diferenciam das demais equipes, a começar pelo escudo. Ele tem fundo verde, amarelo e vermelho, uma faixa diagonal azul e, ao centro, duas mãos com luvas brancas. Elas representam os países de origem dos ascendentes dos fundadores do Mútua: Portugal, Espanha e Itália. Simbolizam respeito às tradições e à família.

O desígnio do Mútua era (e ainda é) ser um clube vencedor e isso se confirmou no campo, poucos anos após a fundação, em 24 de maio de 1930. O Gigante do Bairro conquistou o tetracampenato amador, em 1945, 1947, 1949 e 1957, batendo times considerados “papa-títulos” da várzea de São Paulo. Foi também campeão varzeano em 1978, derrotando na final o esquadrão da General Motors, e em 1999, quando venceu por 2 x 1 o Clube Atlético Ypiranga (CAY). Outra conquista muito festejada por jogadores e diretores do Mútua foi o vice-campeonato dos Jogos da Cidade, em 2008.

“A nossa galeria tem mais de 200 troféus”, calcula Cícero Bispo dos Santos, de 66 anos. Ele foi centroavante do Mútua e, por ser parecido com Mirandinha, ganhou o apelido do craque corintiano, que atuou ao lado de Rivellino antes de ser negociado com o São Paulo. Quis o destino que, a exemplo do Mirandinha que chegou à seleção brasileira, o Mirandinha da Vila Carioca se tornasse um artilheiro “Eu pensava em ser profissional, o saudoso Peirão de Castro, da TV Gazeta, me arrumou um teste no Saad, de São Caetano, mas não deu certo”, lembra o ex-atacante. “O técnico me colocou em campo apenas dez minutos e, ao final do treino, selecionou apenas dois jogadores”, ele conta.

Mirandinha fez a diferença

Mirandinha chegou em junho de 1972 ao Mútua e em 1977 deixou o clube para trabalhar em uma rede de hipermercados. Retornou dois anos depois já como técnico da equipe de veteranos e também do time principal (o esporte). Voltou a atuar e a carreira de jogador de várzea se estendeu até o final da década de 1980. Foi quando surgiu o Mirandinha cartola. Ele presidiu o Mútua nas gestões 2008/2009, 2010/2011, 2014/2015 e 2016/2017, quando indicou para a presidência o escrevente notarial Ricardo Luís Forte.

O mandato de Forte termina em dezembro e, em uma rápida análise, ele diz que, “além de desafiador, pela crise em que pegamos o clube e as incertezas, inversamente, foi uma das melhores experiências que já vivi”. Ele observa que, “quando se ama muito algo ou alguém, qualquer desafio é uma questão de tempo para se superar”. E diz mais: “Você não mede esforços para fazer as coisas da melhor forma possível ou lutar pelo que ama. É dessa forma que enxergo o Mútua e seus desafios. Ainda mais quando vejo as mudanças positivas”, diz animado.

Mútua realiza peneiras em três categorias

As primeiras décadas do Mútua não foram nada fáceis. O campo era atrás da linha férrea, próximo ao Centro de Detenção Provisória (CDC) da Vila Independência, na avenida Doutor Francisco Mesquita, e a sede, na rua Álvaro Fragoso, 313, onde ainda se encontra. Os atletas iam e voltavam a pé, deixando parte da energia no trajeto. A situação só melhorou em 1978, quando foi inaugurada a praça de esportes do Gigante do Bairro, a cerca de 200 metros da sede. O equipamento foi transformado no CDC Theodoro Mendes, em 2005, e passou a ser também local de treinos das categorias de base do Mútua.

A escolinha foi desativada por dois anos porque a direção anterior do CDC não era favorável ao uso do campo para treinos. Ela foi reativada no ano passado e as “peneiras” estão abertas a garotos de oito a 17 anos, divididos em três categorias. O treinador é Cristiano Xavier. “A base é o nosso futuro”, exalta Mirandinha.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is fundamental and all. Nevertheless think about if you added some great pictures or video clips to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with pics and clips, this site could undeniably be
    one of the greatest in its niche. Awesome blog!

  2. It’s appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy.

    I have read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or suggestions.
    Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I want to read more things about it!

  3. First off I want to say terrific blog! I had a quick question which I’d like to ask if you don’t mind.
    I was curious to know how you center yourself and clear your mind prior to writing.

    I have had a hard time clearing my thoughts in getting my thoughts out
    there. I truly do enjoy writing but it just seems
    like the first 10 to 15 minutes are wasted simply just
    trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints?
    Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo