Turismo

Natal: uma celebrada magia ao redor do mundo

Esta época do ano, sem dúvida, é uma das mais aguardadas por pessoas de todo o mundo. São momentos de festas, confraternização, gratidão e planejamento. Apesar dos desafios enfrentados em um ano repleto de crises e guerras, o final do ano é encarado como um período mágico capaz de transformar cenários, nem que seja por alguns dias. É verdadeiramente uma época mágica!

Ao mencionar o Natal, imediatamente vêm à mente imagens de neve e uma lareira aconchegante, embora no Brasil a neve seja uma raridade. No entanto, influenciados pela tradição norte-americana e europeia, a neve artificial não pode faltar nas decorações natalinas, tanto em residências quanto em comércios. Cada país celebra a data de maneiras únicas, tornando a temporada natalina ainda mais especial.

No Brasil, as comemorações natalinas remontam ao Século XVII, quando uma barraca era montada à frente da capela do engenho, distribuindo doces e salgados preparados por cozinheiras escravas. A celebração evoluiu com a miscigenação cultural, mantendo seu caráter religioso. Destacam-se eventos como o “Natal Luz de Gramado”, no Rio Grande do Sul, e a tradicional árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, que voltou a ser exibida após um hiato de 4 anos. Mesmo sob o calor de dezembro, o “verdadeiro” Papai Noel brasileiro usa roupas de veludo e luvas para alegrar a criançada.

Apesar de algumas pessoas encararem o Natal apenas como oportunidade de feriado e festa, o caráter religioso continua sendo o principal motivo para as celebrações natalinas. Uma das festas mais significativas ocorre em Belém, cidade associada ao nascimento de Jesus. Na véspera de Natal, longas filas formam-se nas ruas estreitas da cidade, lideradas por sacerdotes carregando um minúsculo berço de vime com uma imagem de cera do Menino Jesus. A cerimônia, que se encerra na “Gruta da Natividade”, atrai peregrinos de todo o planeta.

Explorando a magia do Natal ao redor do mundo, na Inglaterra, o ponto alto da comemoração é o discurso do rei, uma tradição centenária. Famílias inglesas fabricam “fogos de artifício” caseiros, espalhando pequenos presentes quando estouram. Na Itália, milhões de pessoas esperam pela missa do Papa, transmitida globalmente, enquanto na Praça de São Pedro um presépio em tamanho natural enfeita o local. As crianças italianas aguardam ansiosas por “La Befana”, que faz a entrega dos presentes.

No México, a véspera de Natal é marcada por ceias, decorações coloridas e a divertida brincadeira da “piñata” para as crianças. Na Alemanha, as famílias montam a Coroa de Advento quatro domingos antes do Natal, e as tradições natalinas se espalham por todo o país. As crianças alemãs recebem presentes do “Weihnachtsmann” no dia 24 e, novamente, no dia 6 de janeiro, com doces e guloseimas.

Na Dinamarca, Noruega e Suécia, o jantar de Natal inclui um pudim de arroz chamado “julgrot”, contendo uma amêndoa que traz boa sorte a quem a encontra. A figura do Papai Noel, originada na história de São Nicolau, se espalhou pelo mundo, com adaptações como “Sinterklaas” na Holanda.

Nos EUA, as casas são decoradas com árvores de Natal, guirlandas e luzes coloridas. Os natais americanos, frequentemente retratados em filmes de Hollywood, alimentam a imaginação global com sonhos de neve, músicas natalinas, lareiras enfeitadas e enormes árvores decoradas.

Independentemente do país em que o Natal é celebrado, o importante é entregar-se à magia desta época ao lado daqueles que amamos. A celebração transcende fronteiras, unindo pessoas em uma atmosfera de amor, alegria e esperança.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo