Acontece

Músicos quebram o silêncio da quarentena e encantam moradores

Com as apresentações suspensas em tempos de quarentena, os músicos estão buscando formas para trabalhar durante o isolamento social. Para os integrantes do Instituto Baccarelli Gilmar Santos, Gabriel Geglio, Guilherme Santos e Diego Pereira, não é hora de ficar parado.
O Quarteto Olympia encontrou uma nova de continuar levando música de qualidade para as pessoas. Seguindo a máxima de que todo artista tem de ir aonde o povo está, os músicos têm contornado a crise com apresentações em condomínios. Em vez do palco, o som é montado à beira da piscina, nas quadras esportivas e pátios que dão de frente para as sacadas dos moradores. Isolados e seguindo recomendações de distanciamento social para evitar o contágio da covid-19, as performances musicais fazem a alegria da vizinhança e trazem conforto na quarentena. Não há quem não se anime e reserve um tempinho para apreciar os artistas.
“Começamos o Projeto por volta do mês de julho de 2020 após alguns meses de quarentena , a ideia foi do nosso Cellista Diego , queríamos levar música às pessoas para de alguma forma ajudar a enfrentarem esse momento tão difícil. Os moradores continuam em seus apartamentos e escutam de suas varandas e janelas”, afirmam os integrantes.
A apresentação é composta por 3 instrumentos de corda. Gilmar e Gabriel no violino, Guilherme Santos na viola e Diego no violoncelo. Os músicos já realizaram cerca de 20 apresentações com diversos momentos marcantes. “Um fato emocionante que vivemos foi quando o quarteto foi convidado para tocar num hospital de referência no tratamento do COVID-19. A emoção dos pacientes (estáveis) e dos profissionais de saúde nos fez lembrar o quanto nossa arte é necessária. Ver a felicidade estampado no rosto de cada um foi um presente para nós”, disse Diego.
O repertório é composto por com muito carinho, de forma que fique bem eclética com diversos estilos diferentes. A apresentação vai do clássico ao rock and roll, e a reação do público é sempre um show a parte. “Um momento de alegria para quem usufrui do show intimista. Da janela ou da sacada, os moradores terão momentos agradáveis nesta fase tão difícil para todos”, relata o quarteto.
O Quarteto não cobra cachê. “Realizamos apresentações gratuitas, porém aberta a doação dos moradores que se sentirem a vontade em colaborar com nosso trabalho e ajudar para que esse projeto não fique insustentável. As doações são livres e sem valor estipulado”, explica Diego.
Os ensaios no Instituto Baccarelli retornaram, mas o show não pode parar, e o projeto vai seguir. “Queremos levar música e arte às pessoas aonde quer que a cultura e a boa música seja bem vinda. Esse trabalho também nasceu com o intuito de levar música para as pessoas que na maioria das vezes nunca tiveram oportunidade de ir a uma sala de concerto ver uma orquestra de perto ou um quarteto de cordas. É uma realização para nós também e mostra o quanto somos necessários para a formação de uma sociedade mais sensível e rica culturalmente. A música salva. Quando a música vem do coração, você tem o poder de tornar o dia de uma pessoa em um dia incrível, independente do que a pessoa esteja passando. Poder ver isso nos olhos do nosso público tem sido revigorante”, finaliza o Quarteto Olympia.
Para expandir as apresentações, e atingir um número maior de pessoas, o Quarteto está aberto para apoiadores que tenham interesse em contribuir com a parte financeira ou com a estrutura do projeto.
Quem qusier conhecer mais sobre o projeto basta acessar a página do Facebbok do projeto:
https://www.facebook.com/quarteto.olympia

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Hello, i read your blog occasionally and i own a similar one and
    i was just curious if you get a lot of spam comments?
    If so how do you prevent it, any plugin or anything you can advise?

    I get so much lately it’s driving me mad so any
    help is very much appreciated.

  2. Hello! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a
    blog post or vice-versa? My website addresses a lot
    of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you happen to be interested feel free to send me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Terrific blog by the way!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo