AconteceMatéria

Museu do Ipiranga será palco de apresentação de composições de Dom Pedro I

Poucos sabem mais D Pedro I era, também, um compositor. Além do Hino da Infdependência, ele compôs outras importantes obras a época. E são essas composições e outras de compositores da época que a turnê “A Música da Independência”, evento realizado pelo Musica Brasilis – a mais importante instituição de resgate e disseminação de partituras musicais de compositores brasileiros, incluindo José Maurício Nunes Garcia (1768 – 1830), Marcos Portugal (1762 – 1830), Sigismund Neukomm (1778 – 1858) e D. Pedro I (1798 – 1834), com sua vasta obra, serão apresentadas nesse domingo (4) às 16hs no Museu do Ipiranga. .
Os espetáculos, todos com intérpretes de libras, que objetivam celebrar a música criação musical da época e marcar o encerramento das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. As apresentações
contam com apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico do país.
Obras de Dom Pedro I, como o famoso Hino da Independência do Brasil, e de compositores de seu tempo serão apresentadas por Rosana Lanzelotte (pianoforte), também idealizadora do roteiro e autora do texto, além da participação de Jabez Lima (tenor, 3 e 4/12) e Sabah Teixeira (barítono – 3 e 4/12).
Todas as obras de D. Pedro I foram resgatadas e editadas pelo Musica Brasilis e estão disponíveis no endereço www.musicabrasilis.org.br. “Orquestras e músicos do Brasil e do mundo têm utilizado as partituras para apresentar esses
repertórios neste ano de celebração. O álbum – dedicado às obras de D. Pedro I e gravado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com as partituras do Musica Brasilis – foi aplaudido pela Revista Gramophone”, revela Rosana Lanzelotte, que é também musicista e criadora do portal Musica Brasilis.
Na ocasião, o público poderá, também, apreciar uma obra rara do primeiro imperador do Brasil, apresentada pela primeira vez em tempos modernos: a Missa e Adjuva nos Domine, manuscrito localizado nos Açores pelo musicólogo David Cranmer. A Partitura manuscrita integra um volume encadernado que consta também da Missa dedicada por Dom Pedro I para o Papa Leão XII, eleito em 1823.
“Diferentemente do estilo exuberante dos hinos e de outras obras religiosas, para coro e grande orquestra que D. Pedro compôs – quase sempre para ocasiões de relevo político ou dinástico –, a Missa e Adjuva nos Domine, são concebidas para um contexto íntimo e contido, para a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da estação penitencial da Quaresma. Destinada a quatro vozes “a capella”, o imperador emprega o chamado “stile antico”, ou seja, inspirado pela música do Renascimento e pelos tonos gregorianos dos salmos, o estilo apropriado para a ocasião a que se destina”, comenta o musicólogo David Cranmer, responsável pela descoberta da obra.
Ainda, estará disponível um série de 5 podcasts em vídeos, com a participação de Rosana Lanzelotte, Alberto Pacheco (pesquisadores da obra de D. Pedro I como compositor) e Paulo Garcez (curador da exposição Memórias da Independência). Os podcasts terão duração de 20 minutos cada e estarão disponíveis no Spotify e Canal do Youtube do Musica Brasilis, com compartilhamento nas redes sociais.
Confira o programa:
J. M Nunes Garcia (1767 – 1830)
Laudamus Te – da Missa N. Srª da Conceição (1810)
Lição 5ª (do compêndio de Música e Método para Pianoforte, 1821)
Marília, se não me amas, não me diga a verdade Beijo a mão que me condena (s.d.)
Anônimo (anotado por Spix e Von Martius entre 1817 e 1820) – Landum
Marcos Portugal (1762-1830) e Tomás Antonio Gonzaga (1744-1810)
Se o vasto mar se encapela
Os mares minha bela
Sigismund Neukomm (1778 – 1858) – Sonata para flauta e pianoforte
(Rio de Janeiro, 1819)
Allegro ma non tropo – Allegro alla turca
D. Pedro I (1798 – 1834)
Missa et Adjuva nos Domine – estreia moderna
Marcha Imperial
Hino Constitucional (1821)
Hino da Independência (1822)

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. It is the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I have read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or suggestions.
    Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo