Matéria

Museu do Ipiranga lança campanha de financiamento via Imposto de Renda

O Museu do Ipiranga está lançando a campanha Juntos pelo Museu, para que docentes e funcionários da USP possam direcionar parte do seu Imposto de Renda com intuito de apoiar a iniciativa de restauro e ampliação do edifício-monumento.
Quem utiliza o modelo completo de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física poderá destinar até 6% do imposto devido para o museu, reduzindo o imposto a pagar ou aumentando o imposto a restituir. A destinação terá o pagamento facilitado via cartão de crédito, boleto bancário ou PIX, por um site exclusivo da parceria com a Abrace uma Causa, plataforma de doação digital que conecta potenciais doadores a iniciativas de cunho cultural e social.
Aqueles que apoiarem o projeto do Museu do Ipiranga ainda em 2021 poderão ter 100% do valor recuperado ao utilizar o recibo da doação na Declaração de IR de 2022. Os nomes dos doadores serão reconhecidos em agradecimento nas futuras instalações do museu. A intenção é que, futuramente, a campanha seja de âmbito nacional.
“Desde 1963, a Universidade de São Paulo tem a honra de cuidar do Museu do Ipiranga, e, há mais de oito anos, tomamos a iniciativa de fazer uma restauração completa e uma grande ampliação para devolver aos brasileiros um museu moderno e digno à história da Independência da nossa pátria”, comenta o reitor da Universidade, Vahan Agopyan.
“As obras seguem em ritmo acelerado para a reabertura do museu, no bicentenário da Independência, e queremos convidar todos a participarem desta renovação. Para isso, lançamos uma campanha nacional de financiamento para pessoa física, a começar com os professores e funcionários da nossa comunidade”, conclui.
O vice-diretor do Museu do Ipiranga, Amâncio Jorge de Oliveira, complementa: “Nosso museu é patrimônio nacional de um valor imensurável, mas, antes, é nosso patrimônio. Desta forma, queremos convidar os uspianos a serem os primeiros a se articularem para devolvê-lo à sociedade”.
O processo de doação é bem simples: a plataforma Abrace uma Causa fica responsável por receber os valores e providenciar o depósito, identificado com o CPF do doador, na conta do projeto do museu, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e fornecer um recibo da doação. Essa relação se mantém até a declaração do IR em 2022, quando o valor será ressarcido ao contribuinte.
O simulador informará se o contribuinte está na declaração completa ou simples e quanto pode doar. Também é possível verificar, no resumo da última declaração enviada, qual a linha referente ao “imposto devido”. É desse valor que se deve calcular os 6% – parcela que pode ser destinada ao projeto.
A campanha Juntos pelo Museu envolve, também, uma ação voltada para as empresas do bairro do Ipiranga. Com a ação Empresa Amiga, comerciantes poderão contribuir mensalmente para o projeto do novo museu, ganhando benefícios para o estabelecimento, seus funcionários e clientes.
Pode ser uma imagem de ao ar livre

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo