Acontece

MP abre inquérito para investigar faltas de manutenção na CPTM

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito civil para investigar possíveis falhas de manutenção e risco de acidentes na Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Linha 10-Turquesa liga a região central da cidade ao ABC e possui duas estações na região (Ipiranga e Tamanduateí), atendendo diariamente milhares de moradores e trabalhadores do bairro. A estação Tamanduateí, inclusive, é uma das mais movimentadas da cidade por fazer conexão com a Linha 2-Verde do Metrô.
A investigação foi aberta pelo promotor ThomázYabikuapós pedido do deputado estadual José Américo (PT). A acusação é de que a CPTM não tem tomado providências para resolver os problemas nas suas linhas de trem, o que provoca desconforto aos usuários e cita o exemplo do trecho entre as estações Capuava e Mauá, onde trem reduziria a velocidade de 90 km para 20 km porque o trilho é antigo.
Para o promotor, os fatos apresentados podem representar “ofensa aos princípios administrativos constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, além da honestidade, imparcialidade e lealdade às instituições”.
Segundo levantamento da TV Globo, a Linha-10 da CPTM é a que registrou o maior número de falhas em 2017. Foram registradas 66 falhas técnicas até novembro. No último sábado, por exemplo, a Linha 10 operou com velocidade reduzida devido a uma falha em um trem. O problema afetou toda a extensão da linha, entre as estações Brás e Rio Grande da Serra.
Em nota enviada à TV Globo, a CPTM afirmou que “a manutenção da via permanente da Linha 10-Turquesa está sendo realizada com equipe própria e capacitada para garantir a segurança operacional”. A companhia acrescentou que “está colaborando com as investigações do Ministério Público, fornecendo todas as informações que comprovam que a ferrovia é altamente segura”. Ainda de acordo com a CPTM, nos últimos dois anos a Linha-10 recebeu investimentos de R$ 35,8 milhões.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo