Acontece

Moradores recebem documentos

Uma mulher desaparecida há dez anos foi localizada por papiloscopistas do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que na quarta-feira (20) atendiam moradores do Ipiranga que perderam os documentos no temporal dos dias 10 e 11. Eles providenciavam a papelada para a liberação de novos RGs e a senhora apareceu na EMEF Júlio de Mesquita Filho, dizendo ser também vítima das fortes chuvas.
Os funcionários do IIRGD pesquisaram a Divisão de Vigilância e Capturas (DVC), da Polícia Civil e constataram que estava sumida desde 2009. Parentes fizeram, na ocasião, um boletim de ocorrência em uma delegacia do município do Embu. O documento continuava em aberto na Divisão de Pessoas Desaparecidas do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
“Nós demos a ela um protocolo e a orientamos a comparecer ao DHPP, para dar baixa no BO”, explicou o auxiliar de papiloscopia Jorge Álvaro Gonzaga, que nos três dias de atendimento às vítimas das enchentes comandou uma equipe de oito profissionais. Eles contaram com quatro terminais, para agilizar as pesquisas e a confecção da papelada.
O IIRGD se encarregou apenas da elaboração da cédula de identidade, mas os ipiranguistas foram atendidos também por um funcionário da Secretaria da Justiça, que cuidou da liberação de certidões de nascimento, casamento e óbito. “Estamos preparados para fazer esses e outros serviços à população”, afirmou o oficial administrativo Antonio Augusto.
“Eu moro na Agostinho Gomes e, além de bens materiais, perdi os documentos”, contou o motorista Marcelo Pereira da Cunha, de 33 anos. “Foi terrível, a água chegou a dois metros e meio de altura”, lembrou. “Mas, graças a Deus, estou com o protocolo em mãos e, no dia 5 de abril, vou retirar meu RG”, vibrou Cunha.
O auxílio às vítimas da tempestade foi idealizado pelo presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Ipiranga, Celso Henriques. “Eu enviei ofício à Secretaria de Segurança Pública, corri atrás e consegui e consegui apoio do IIRGD”, disse Celso, que está programando uma reunião extraordinária do Conseg, para tratar das áreas de risco do bairro.
O Grupo Escoteiro Ebenézer 44 também se solidarizou com as pessoas atingidas pelas chuvas e, em parceria com a Paróquia São José do Ipiranga, doou roupas, alimentos, eletrodomésticos, colchões e alimentos não perecíveis aos necessitados.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo