Matéria

Moradores de rua sofrem com noites frias no inverno

O atendimento à população em situação de rua tem sido intensificado com a chegada das baixas temperaturas. A ação segue até o dia 30 de setembro e será reforçada sempre que a temperatura atingir o patamar igual ou inferior a 13º, ou sensação térmica equivalente. A ação recebeu o nome de “Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas – 2018”.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo o objetivo é zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos durante os meses mais frios do ano. A cidade conta com 135 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), que juntas disponibilizam 2.570 vagas. Duas casas estão na região. O Centro de Acolhida Estação Bem-Estar, no Ipiranga e o Centro de Acolhida Solidariedade – Abecal no Jabaquara.
Nos meses mais frios do ano a procura por abrigo aumenta cerca de 40%. E quando o frio aperta também faltam camas e cobertores nos chamados albergues. Muitas pessoas chegam ao espaço por meio de acolhimento nas praças e ruas. O trabalho é feito pela equipe de assistência social da Prefeitura e ganha mais atenção dos agentes nesta época. Restaurar a confiança e os vínculos familiares de quem está nas ruas é um desafio que leva tempo.
Maria de Fátima, hoje está recuperada do vício, mas ainda vive nas ruas e tenta refazer a vida que abandonou há anos por causa das drogas. “O albergue é o lugar mais seguro e quentinho que encontramos nesta época do ano”, relata.
Os Centro de Acolhidas atendem mais de 100 pessoas por dia e funcionam 24 horas. Para a pernoite os atendidos são orientados a chegar cedo ao local. Por volta das 16h já é possível ver fila sendo formada em frente à instituição, na avenida presidente Tancredo Neves, 270. E na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1392.
As pessoas em situação de rua também podem procurar os serviços de acolhimento espontaneamente. Caso o serviço procurado já tenha a sua ocupação total preenchida, os profissionais que atuam nos serviços deverão prestar o primeiro atendimento, protegendo-os do frio enquanto articulam uma vaga na rede de acolhimento com os CREAS e Centros POP (das 8h às 18h), ou com CPAS (das 18h às 8h).

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Good day! I know this is somewhat off topic but I was wondering
    which blog platform are you using for this site?
    I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with
    hackers and I’m looking at options for another platform. I would be awesome if
    you could point me in the direction of a good platform.

  2. Definitely believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the net the easiest thing to be aware of.
    I say to you, I certainly get irked while people think about worries that they plainly don’t know about.
    You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal.
    Will probably be back to get more. Thanks

  3. You actually make it appear so easy along with your presentation but I find this topic to be actually something which I feel I would never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me. I’m looking
    forward to your next submit, I will try to get the hang of it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo