AconteceDestaqueMatéria

Mercado Municipal do Ipiranga comemora 83 anos de história e tradição

Fundado em 22 de junho de 1940, o Mercado José Gomes de Moraes Neto, conhecido também como Mercado Municipal do Ipiranga, ou Mercadão do Ipiranga, é uma das atrações mais conhecidas e admiradas pelos moradores e visitantes da região e nesta quinta-feira (22) completará 83 anos.

Manuel Mangas Pereira

“É um lugar com bons clientes, tem gente que vem de longe. Tenho um sentimento muito forte pelo Mercado. Aqui temos clientes e amigos”, contou Manuel Mangas Pereira, proprietário do Empório Frios e Laticínios Dias.

Dias conhece o Mercadão há muitos anos e começou a atuar nele “por acaso”. “Eu trabalhava na feira. Acabei vindo para cá e estou aqui há seis anos em uma loja muito famosa e antiga [de 1987]”.

O local, que em sua fundação era localizado na Bom Pastor e em 1949 foi para uma das ruas mais movimentadas pelo comércio da região, a rua Silva Bueno, carrega consigo uma mistura saborosa e cheirosa de cores, sabores e dedicação, através das diversas lojas que trabalham também com produtos típicos para datas importantes, como bacalhau para a Páscoa, ou o pernil para o Natal, e também com docinhos que remetem às diversas regionalidades e tradições do país.

Júnior de Souza

“O Mercado Municipal do Ipiranga significa tudo para mim. Estou aqui vai fazer cinco anos. É de onde levo alimento para casa e vivo parte do meu tempo. É como uma família porque a gente vive mais aqui do que em casa”, expressou Júnior de Souza, funcionário do Empório do Bacalhau. Para ele, os clientes do mercado são “sensacionais”. “Os clientes aqui são amigos nossos, pois são do bairro, então criamos um vínculo de amizade”.

O mercado conta, atualmente, com uma praça de alimentação com pastelaria, restaurantes, lanchonete, bomboniere e cafeteria, e foi o primeiro comércio onde os munícipes realizavam suas compras de gênero alimentício.

Vanderlei Fernandes

Vanderlei Fernandes reside em São Caetano. Nascido no Ipiranga, nunca perdeu a raiz com o bairro, e sempre que precisa fazer compras, o local preferido, é o Mercadão. “Moro em São Caetano, nasci no Ipiranga e gosto muito de comprar aqui. Sempre que posso, venho. Minha esposa também gosta de vir, então quando a gente quer comprar alguma coisa, “dá um pulinho” no Mercadão. Tem muita coisa interessante para a gente comprar”, apontou.

Nos últimos anos, novas intervenções têm sido realizadas no local para a modernização dos banheiros e a instalação de uma nova área superior. Até então, o Mercado já havia passado por duas grandes reformas, uma em 1975 e outra em 2008.

Gabriel Galdino
Gabriel Galdino

“Trabalhei aqui nove anos como funcionário e no meio desse período, quando veio a pandemia, eu abri uma loja no Mercado Central e comprei uma loja aqui [no Mercadão do Ipiranga]. Então, hoje retorno para cá como proprietário. Isso para mim é muito importante”, expressou Gabriel Galdino, dono do Empório Três Irmãos.

Marina Vicente
Marina Vicente

Marina Vicente conhece o Mercadão há mais de 40 anos. O lugar, para ela, é muito especial. “É muito bom. Gosto do Mercadão. Gosto de comprar um queijinho, uma carne moída, costela, comida para cachorro, para gato também. Tem de tudo”, afirmou.

O Mercado fica na rua Silva Bueno 2.109 e funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 19h, e aos domingos das 8h às 13h.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo