Matéria

Vida e arte da Amazônia é tema de espetáculos no Sesc Ipiranga

Entre os dias 10 de junho e 03 de julhos, sextas e sábados, às 21h, e domingos às 18h, o Sesc Ipiranga recebe a companhia amapaense Frêmito Teatro. O grupo realizará duas peças — Lugar da Chuva e A Descoberta do Rio das Amazonas — tratando temáticas ligadas ao território e às vidas que habitam a floresta amazônica. Além das exibições teatrais, o grupo oferece ainda, no dia 16/06 e nos dias 29 e 30/06, atividades formativas abertas voltadas para os interessados em teatro.
Em Lugar de Chuva, em cartaz entre os dias 10 e 19/06, apresenta-se uma viagem poética e política pela Amazônia amapaense, onde o público é convidado a adentrar num barco imaginário e, em uma espécie de jogo narrativo, onde não há personagens fixos, a imaginação do espectador é conduzida por diversos locais reais e fictícios do estado. Entremeiam-se reflexões sobre um Amapá atual, urbano e globalizado, em suas complexas relações com a história e a natureza.
Já no dia 24/06, o Grupo Frêmito passa a encenar, até o dia 03/07, A Descoberta do Rio das Amazonas. A partir dos registros históricos da primeira expedição pelo rio Amazonas, empreendida pelo espanhol Francisco Orellana, a obra busca provocar reflexões sobre a continuidade e as consequências do processo de colonização na Amazônia. Em cena, dois atores fazem pequenas esquetes, percorrendo o trajeto histórico-cronológico desde os tempos coloniais, passando pelo presente e rumo a um futuro incerto e distópico que sofre com as consequências das mudanças climáticas.
No dia 15 de junho, quarta-feira, às 19h30, será oferecida a primeira aula aberta do grupo. Ave Terrena (SP), Raphael Brito (MA) e Wellington Dias (AP) partirão do texto e exposição de relatos sobre a residência artística em Macapá do trabalho Lugar da Chuva que, durante seu processo de criação, possibilitou o conceito de “Dramaturgia Cartográfica”, assim batizado por Ave Terrena, em que a partir do território e se constrói a narrativa em relação com ele.
Já nos dias 29 e 30/06, quarta e quinta-feira, às 19h30, ocorre a segunda oficina do Grupo. Dessa vez, Raphael Brito e Wellington Dias percorrem a poética do ator-narrador, em continuidade à pesquisa do Frêmito Teatro, que se inspira nos corpos dos rios para a criação de fluxos cênicos físicos e textuais. Na oficina o grupo irá compartilhar exercícios utilizados em sala de ensaio, para que o público experimentar um corpo não cotidiano e a radicalização da narratividade da atuação.
Fundado em 2017, pelo diretor Macapaense Otávio Oscar, Frêmito Teatro é uma Companhia Teatral de Macapá (– AP) que tem se dedicado a colocar em cena as questões da Amazônia e de seu território específico. Buscando dar visibilidade à região de Macapá, à vida humana e artística que nela habitam e, por meio de seu fazer
Serviço:
Secc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo SP | (11) 3340-2000

Artigos relacionados

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo