AconteceMatéria

Lula defende soberania e critica desmonte da Petrobras e da Eletrobras

Em discurso de lançamento do Movimento “Vamos Juntos pelo Brasil”, base para futura candidatura à Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, na manhã desse sábado (7), o processo de desmonte da Petrobras e se se posicionou contrário à privatização dos bancos públicos e da Eletrobras, cujo processo de venda está em curso pelo atual governo.
“A Eletrobras foi construída ao longo de décadas, com o suor e a inteligência de gerações de brasileiros. Mas o atual governo faz de tudo para entregá-la a toque de caixa e a preço de banana. O resultado de mais esse crime de lesa-pátria seria a perda da nossa soberania energética. Defender a nossa soberania é defender também a Eletrobrás daqueles que querem o Brasil eternamente submisso
Segundo o ex-presidente, programas sociais como o Luz para Todos, que levou energia para cerca de 16 milhões de brasileiros que viviam na escuridão, serão inviabilizados se a maior empresa de geração de energia da América Latina, responsável por quase 40% da energia consumida no Brasil, for para as mãos da iniciativa privada. Além disso, haverá aumento de tarifas, perda de empresas importantes como como Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul e perda também de parte da soberania sobre alguns dos principais rios do país, como o São Francisco e o Paraná.
Sobre a Petrobras, Lula afirmou que a estatal está sendo desmantelada dia após dia, com venda de ativos importantes, como a BR e gasodutos, além de reservas do Pré-Sal e refinarias. Lula voltou a dizer que a destruição da Petrobras penaliza os brasileiros com preços altos dos combustíveis e inflão.
“O resultado desse desmonte é que somos autossuficientes em petróleo, mas pagamos por uma das gasolinas mais caras do mundo, cotada em dólar, enquanto os brasileiros recebem os seus salários em real. O óleo diesel também não para de subir, sacrificando os caminhoneiros e fazendo disparar os preços dos alimentos. O botijão de gás chega a custar 150 reais, comprometendo o orçamento doméstico da maioria das famílias brasileiras.
De acordo com o ex-presidente é preciso fazer com que a Petrobras volte a ser uma grande empresa nacional e coloca-la novamente a serviço do povo brasileiro e não dos grandes acionistas estrangeiros. “Nós precisamos fazer com que a Petrobras volte a ser uma grande empresa nacional, uma das maiores do mundo. Colocá-la de novo a serviço do povo brasileiro e não dos grandes acionistas estrangeiros. Fazer outra vez do Pré-Sal o nosso passaporte para o futuro, financiando a saúde, a educação e a ciência”.
Lula afirmou ainda que defender a soberania do Brasil é também defender os bancos públicos, como Banco do Brasil, Caixa, BNDES, BNB e Basa, criados para fomentar o desenvolvimento.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. русское руководство продлило мобилизацию для поддержки напрасной войны против Украинского государства. Такие же рядовые, которые раньше побывали на представленной войне, сейчас не собираются направляться в сражение. Они конечно раскусили, в Украине их ни один человек не дожидается, а за погибель либо контузию, русское военное руководство не уплатит. Призанятно, когда уже все люди в российской федерации осмыслят, что в свою очередь отправление их людей на напрасную войну против Украины несомненно является криминальной да и предпримут отказываться от таких пропозиций?

  2. I do not even know the way I ended up right here, however I
    thought this put up was great. I don’t know who you are but certainly you’re going to a famous blogger for those who are not
    already. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo