Matéria

Ipiranga vai ganhar mais 1 ecoponto

O reforço de caixa dado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) vai permitir às 32 subprefeituras melhorar a qualidade da zeladoria na cidade de São Paulo. A verba destinada a esses serviços foi triplicada, saltando de R$ 500 milhões para R$ 1,5 bilhão por ano. “Nós temos poucas equipes, mas agora o prefeito liberou mais recursos e podemos incrementar o setor, contratando mais equipes”, adiantou o secretário municipal das subprefeituras, Alexandre Modonezi.
Ele visitou o Ipiranga, na segunda-feira (15), e aproveitou para expor as novidades da pasta aos jornais locais. Uma delas é que em breve a região vai ganhar o quinto Ecoponto. O repositório de entulho e outros materiais indesejáveis será na rua Tocantínia, na Vila Liviero, e vai funcionar nos moldes dos outros quatro, localizados na avenida Teresa Cristina, na rua Santa Cruz, Comandante Taylor e Italva.
O encontro com o secretário ocorreu na padaria Big Bread e, entre os participantes, estavam três subprefeitos: Caio Luz, do Ipiranga; Fabrício Cobra, de Vila Mariana; e Janaína Lopes de Martini, de Santo Amaro. O tema era zeladoria, que cuida do trabalho pesado das subprefeituras. Cabe a ela tapar buracos nas ruas, encarregar-se da poda de árvores e do corte de grama, a limpeza de bueiros, a varrição e o descarte irregular de lixo em vias públicas, que se constitui no calcanhar de Aquiles da gestão municipal. “É uma tarefa ingrata, mas estamos combatendo com firmeza a ação dos vândalos”, afirmou Modonezi. “Eram quatro mil pontos viciados e conseguimos baixar para dois mil e 600. Nós apreendemos recentemente oito caminhões que despejavam entulho em locais ermos e fizemos vários flagrantes”, acrescentou. “Foi a primeira vez que uma operação desse porte resulta em flagrantes”, orgulhou-se.
O secretário lamenta que o descarte irregular não seja considerado crime ambiental. “Eu vou me esforçar para que o ato de jogar sujeira nas ruas, nos rios e nos córregos seja enquadrado como crime ambiental”, ele comentou, que tomou posse em novembro da secretaria das subprefeituras. Desde que assumiu, ele visita todas as manhãs as 32 subprefeituras.

Artigos relacionados

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo