AconteceDestaqueMatéria

Ipiranga ganha estúdio criativo para aulas de imagem e audiovisual

Ipiranga ganha estúdio criativo para aulas de imagem e audiovisual
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes “vira” DJ durante evento de inauguração

Jovens a partir de 14 anos, do Ipiranga e região, poderão desfrutar de um novo estúdio criativo da Rede Daora, localizado na Casa de Cultura Chico Science, o qual contará com três novos polos, em contêineres no pátio do local. A inauguração oficial do espaço foi realizada pela Prefeitura nesta quarta-feira (16).

O equipamento ofertará cursos nos eixos som, imagem e audiovisual, com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. De acordo com Lucius Felipe Feliciano Gonzaga da Silva, coordenador do polo, jovens acima de 14 anos podem participar, com a presença dos pais. Este será o terceiro estúdio. Os outros dois estão localizados no Butantã e em Cangaíba.

Os interessados, deverão se apresentar no local, com RG e comprovante de residência. As matrículas estão abertas e serão realizadas até o final de agosto. As inscrições também podem ser realizadas online.

À equipe de reportagem do Jornal Ipiranga News, Felipe não conseguiu conter a alegria ao falar do novo espaço da Rede Daora. “A gente está muito feliz mesmo, porque realmente é um programa para a comunidade e um programa de formação. Final do ano, a galera já vai estar com certificado, cada um executando seu projeto”, expressou.

Ainda de acordo com ele, ao todo, serão nove cursos disponíveis. Três, em cada eixo trabalhado pelo estúdio. “Todos com equipamento de última geração e envolvendo tecnologia”.

Lucius explica que, em cada contêiner disponível na Chico Science, funcionará um polo diferente. No de som, haverá todos os equipamentos que envolvem gravação de som, vídeos, DJ e criação musical. No visual, acontecerão cursos que envolvem costura, cabelo e maquiagem, abordando também a diversidade. O de imagem, trabalhará com marketing digital.

Ao todo, 540 jovens poderão ter formação técnica em diversas áreas da cultura e economia criativa, capacitando-os para o mercado de trabalho. Mesmo quem não participar dos cursos, poderá agendar um horário e utilizar os aparelhos.

Presente no evento de inauguração, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, apontou a importância da inauguração de mais um estúdio criativo, destacando os desafios que a atual gestão enfrenta quando o assunto é a inserção de jovens no mercado de trabalho.

“Uma preocupação minha como prefeito é que a gente precisa desenvolver atividades principalmente para esse público de 18 a 24 anos, o que é um desafio. E aqui o Rede Daora, faz parte dessas ações fundamentais para os jovens. Muito importante todas as ações que a gente está fazendo. Além de poder fazer um reconhecimento da importância da nossa juventude, é de fundamental importância para os nossos jovens”, destacou Nunes.

Ricardo aproveitou ainda para destacar o alto número de pessoas já inscritas nos cursos. “Aqui acontecerão vários cursos e só em um dia já tiveram 80 inscritos. O trabalho que a Prefeitura de São Paulo está fazendo é bastante forte em todas as áreas”.

“Esse projeto é de extrema importância para a região e para a “quebrada”, onde os jovens vão ter acesso a cursos de tecnologia, impressora 3D, aprender a fazer game, fotografia, curso de DJ, produção musical, visagismo, maquiage.

Serão três eixos, com várias atividades para a juventude. São projetos para ela e a região estava carente disso e agora, graças a Deus, veio um projeto mais “para dentro” do Ipiranga”, destacou à reportagem Robson Roberto de Oliveira, popularmente conhecido como “Fininho”, coordenador da Casa Chico Science.

“O projeto irá beneficiar a comunidade Boqueirão, Fazendinha, Beira Rio, todas as favelas que têm em volta, Vila Moraes, Parque Bristol, enfim, é uma oportunidade para que esse pessoal acessem a Casa de Cultura e tenham acesso a cursos de tecnologia de ponta”, conclui Roberto, comemorando o fato de os polos agregarem á Chico Science. “A Rede Daora potencializou a Casa de Cultura, com rotatividade maior de jovens aqui [na Chico Science]”.

A Casa de Cultura Chico Science fica na Rua Abagiba, 20, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265.

Sobre a Rede Daora

Rede Daora é um programa voltado para a juventude que busca promover o desenvolvimento econômico e inclusivo e com oportunidades gratuitas de formação cultural voltada para economia criativa. O programa tem por objetivo ampliar as oportunidades e a troca de conhecimentos nas periferias da cidade por meio de ações de formação cultural combinadas com o acesso a materiais e estrutura técnica de qualidade.

A Rede Daora oferece cursos em nove linguagens da economia criativa: Locução, Produção e Mixagem de Som, DJ, Design e Corte de Moda, Maquiagem e Visagismo, Iluminação para Fotografia, Produção de Conteúdo Audiovisual, Programação Web e Comunicação Digital. Jovens a partir de 14 anos podem participar.

O Programa Rede Daora faz parte do Plano de Metas da Prefeitura (meta 55), em uma ação intersecretarial com participação da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Hey there! This is kind of off topic but I need some advice from an established
    blog. Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but
    I can figure things out pretty quick. I’m thinking
    about making my own but I’m not sure where to begin. Do you have any ideas
    or suggestions? With thanks

  2. Hello, i think that i saw you visited my blog thus i came to
    “return the favor”.I’m trying to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo