Acontece

Infestação de escorpião na rua Xavier Curado assusta moradores

A reclamação é antiga, mas continua causando transtorno para os moradores da rua Xavier Curado. Há anos eles têm que conviver com a presença de visitantes indesejados e perigosos, escorpiões.
Desesperados e desanimados com tantas tentativas frustrada em eliminar os aracnídeos que circulam pelas calçadas e invadem as casas da região, os moradores pedem socorro para eliminar os animais. “Um certo dia acordei e ao olhar para o alto, me deparei com um escorpião na parede. Além do susto, não sabemos como agir nesta hora”, disse uma moradora que cobriu todos os ralos e janelas da casa com telas.
É comum ver os visitantes indesejados andando nas calçadas, ruas e principalmente dentro das casas. De acordo com os moradores as ações preventivas e de eliminação realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCV) junto com a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), não tem um cronograma periódico para eliminar os escorpiões. “A gente tem que ficar atrás dos órgãos para fazer a limpeza que tinha que acontecer com frequência”, afirmam os moradores.
O foco dos animais ainda não foi identificado, mas os moradores garantem que eles estão saindo dos bueiros e das tampas das tubulações. Na via moram muitos idosos, crianças e animais.
Em contato com a Prefeitura Regional, a moradora informou que foi mal atendida. “A resposta que obtive é: ‘A prioridade agora é a febre amarela, se está tão incomodada, mude de casa’. Fiquei chateada”, afirmou a moradora.
A espécie que vem sendo encontrada no bairro é a Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Medindo cerca de seis cm de comprimento e com coloração amarelada especialmente nas patas. A espécie é partenogênese, ou seja, tem a capacidade de se reproduzir sozinha. A picada é extremamente dolorosa. Levando a vítima a um estado de hiperestesia, fazendo com que o doente fique extremamente sensível ao menor toque em todo o corpo.
Em resposta a Prefeitura Regional do Ipiranga informou que está programado o serviço de limpeza de bueiros a ser realizada até o final da semana em toda a extensão da Xavier Curado. A pasta também informou que irá oficiar a Suvis sobre o assunto já que eles realizam este trabalho de combate a infestação de escorpiões”. A Regional continua informando que “a área em questão é monitorada pela Uvis Ipiranga desde Abril/2009. No local são realizadas ações rotineiras (mensais ou quinzenais, conforme época do ano) de catação dos espécimes encontrados em bueiros, galerias, calçadas e canteiros, e orientação à população, conforme preconizado no “Manual de Controle de Escorpiões – Ministério da Saúde – Brasília – D.F. – 2009”, bem como o atendimento às solicitações (SACs) e eventuais acidentes.”

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo