Matéria

Independência, o Parque que todos amam

O Parque da Independência é a principal área de lazer do Ipiranga ou até mesmo da cidade de São Paulo. Tombado pelo Condephaat, Conpresp e Iphan, o Parque é um marco histórico nacional. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, Dom Pedro I declarou o País independente de Portugal em 7 de setembro de 1822. A coleção de histórias que o local acumula deixa os ipiranguistas orgulhosos em poder usufruir de todas essas maravilhas no “quintal de casa”.
O Ipiranga faz 433 anos no dia 27 de setembro e é impossível falar do bairro sem citar ou lembrar o Parque. É lá que os ipiranguistas colecionam as melhores histórias de vida e de relação com o bairro. O Parque da Independência já foi cenário de aniversários, pedidos de casamento, namoros, desfile de moda e corridas. Foi também nas margens do Riacho do Ipiranga que novelas de épocas foram gravadas e grandes shows foram realizados. Para saber a importância do Parque para a população, o Ipiranga News perguntou às principais lideranças locais o que eles dariam de presente ao Parque da Independência.

“Que o Parque da Independência que sonhei seja um espaço multiuso para meus netos e todas as crianças e vovôs do bairro do Ipiranga.” Celso Henriques, presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Ipiranga.

“O presente que daria ao Parque da Independência seria devolver a nostalgia do passado, como por exemplo, aqueles fotógrafos que tiravam nossas fotos e só pegávamos na semana seguinte. Era muito legal”. João Eudes, presidente do Núcleo Maio.

“No aniversário do Ipiranga, eu daria de presente ao Parque da Independência a visita de todos os brasileiros que estão esperançosos em ver um País melhor.” Dra. Marta Silva Moreira, advogada e integrante da Comissão organizadora dos Festejos do Bairro.

“Nos 433 anos do bairro do Ipiranga, meu presente seria a reabertura do Museu Paulista, que conta nossa história, da Independência do Brasil, e se mistura com a história de nosso amado bairro.”Antônio Duarte Moreira, presidente da 100° Subseção do Ipiranga – OAB São Paulo.

“ Meu presente para o Parque da Independência é ver o jardim florido, as fontes em pleno funcionamento e as crianças e os paulistanos e paulistas que amam o Ipiranga felizes com o mais belo cartão postal da cidade recuperado.” Domingos Dissei, conselheiro do Tribunal de Contas do Município e ex-vereador.”

“Nosso Parque é um marco na história do Brasil, eu daria de presente a ele manutenção constante para que fique sempre bonito, limpeza, que é essencial, e respeito, o que ajudaria muito na conservação e na beleza do Monumento, coisas que hoje ele não tem.” Antônio Abub, presidente do Clube Atlético Ypiranga.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Amazing blog! Do you have any tips and hints for
    aspiring writers? I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you recommend starting with a free platform like WordPress
    or go for a paid option? There are so many choices out there
    that I’m totally confused .. Any suggestions?

    Appreciate it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo