AconteceMatéria

Inauguração de estação na linha 15-Prata beneficia moradores da do Ipiranga

A inauguração da estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, num novo trecho com mais 1,75 km, na Zona Leste, vai possibilitar aos moradores do Ipiranga uma conexão rápida através da linha 2, verde do metrô. É a 11ª estação do monotrilho, que passa a ter 14,6 km de extensão operacional, ligando Vila Prudente à região do Iguatemi. Essa nova estação terá demanda prevista de cerca de 40 mil pessoas por dia, possibilitando aos moradores da região uma redução de até 50% no tempo de deslocamento até o centro, em comparação a viagem por carro ou ônibus.
Inicialmente, a estação Jardim Colonial vai funcionar diariamente das 10h às 15h, permitindo a realização de testes e ajustes nos demais períodos. Haverá cobrança de tarifa. O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradativamente até a operação em horário integral. Um trem exclusivo vai percorrer o trecho entre a nova estação e São Mateus. Os passageiros que vão sentido Vila Prudente, deverão desembarcar em São Mateus e embarcar em um outro trem. Já quem vai para Jardim Colonial, deverá desembarcar em São Mateus e embarcar no trem exclusivo com destino à nova estação. Funcionários do Metrô e mensagens sonoras pelas estações vão auxiliar os passageiros a prosseguirem suas viagens.
Com a abertura de Jardim Colonial, a rede de transporte sobre trilhos em São Paulo chega a 377 km de extensão, atendendo a 23 diferentes municípios por uma única tarifa. Somente na região metropolitana de São Paulo são 353 km de trilhos, sendo 104,4 km nas linhas de metrô. “Uma linha de metro significa vários minutos ou horas dentro de ônibus, o que significa um tempo maior com a família e de lazer”, disse o governador em exercício Rodrigo Garcia, durante a inauguração da nova estação.
Localizada na avenida Ragueb Chohfi, esquina com a rua André de Almeida, a estação tem 4,5 mil m² de área construída, com sanitários e estruturas totalmente acessíveis. São três elevadores e nove escadas rolantes, além de piso podotátil e paraciclos para o estacionamento de 80 bicicletas. Também há portas automáticas de segurança que abrem na chegada dos trens.
Jardim Colonial tem o padrão estético das demais estações da Linha 15, com um conceito arquitetônico para interferir o mínimo possível na paisagem local. Ela fica a cerca de 15 metros de altura, no canteiro central da Avenida Ragueb Chohfi, sendo composta por concreto aparente e coberturas que facilitam a ventilação e iluminação natural. São três níveis de pavimentos: acessos (térreo), mezanino e plataformas, com 90 metros de comprimento e quase 10 metros de largura.

Artigos relacionados

15 Comentários

  1. Ok após meu retorno a São Paulo e ao meu glorioso Bairro do Ipiranga qual foi minha alegria , de poder manter contato com esse veículo de informações IPIRANGA NEWS , e como nos velhos tempos a satisfação de estar sempre bem informado …..PARABÉNS IPIRANGA NEWS …

  2. Hmm is anyone else encountering problems with the pictures
    on this blog loading? I’m trying to determine if its a problem on my end or if it’s the blog.

    Any feed-back would be greatly appreciated.

  3. Hi! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or
    maybe guest authoring a blog post or vice-versa? My site addresses a lot
    of the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from
    each other. If you happen to be interested feel free
    to send me an e-mail. I look forward to hearing from
    you! Awesome blog by the way!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo