AconteceDestaqueMatéria

Heliópolis recebe Laboratório de Inovação para mulheres de favela

A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e o Impact Hub, lança o terceiro Laboratório de Inovação Social do programa Mulheres de Favela, desta vez na cidade de São Paulo, na favela de Heliópolis. Com o lema “No Meio da Quebrada tem Mulher que Sonha Alto”, o projeto, que passou pelo Rio de Janeiro e Salvador, agora acontece na capital paulista e foi inaugurado no CEU da comunidade.

“Lançamos a terceira etapa do programa Mulheres de Favela, hoje, com muito prazer, aqui em Heliópolis região que conheço bem, pois trabalhei na Vila Carioca, do lado de vocês [moradores da comunidade], convivi muito com as pessoas que moram aqui [em Heliópolis], o que foi um prazer e um aprendizado na minha vida”, contou a presidente da Caixa Maria Rita Serrano, destacando também a parceria com a CUFA e a utilização do espaço – CEU – que pertence à Prefeitura.

O lançamento ficará no CEU Heliópolis por 45 dias e busca a capacitação das mulheres da comunidade, com oficinas gratuitas para qualificação das mulheres moradoras de favela, e um espaço de acolhimento para deixar as crianças.

“Conseguimos causar um grande impacto na vida dessas mulheres com as oficinas que proporcionamos através do programa, tanto no Rio quanto em Salvador. Queremos proporcionar uma experiência muito boa para as moradoras das favelas de São Paulo. No laboratório, teremos o espaço kids, onde as crianças podem ficar enquanto as mães se qualificam”, disse Elaine Caccavo, diretora executiva da CUFA.

As aulas da oficina possuem cursos de Maquiagem, Upcycling, Marketing Digital, Trancista, entre outros. A expectativa é de pelo menos 300 alunas para o projeto na capital paulista.

Edilma Pimenta é moradora de Heliópolis e proprietária da loja Pimenta Rosa, um sucesso na região. Para ela, programas como este ajudam ainda mais mulheres que tem sonhos altos a poderem realiza-los através do empreendedorismo. “Não desistam do sonho de vocês. Com este programa, é possível viver o próprio negócio”, expressou.

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a importância do evento de lançamento, apresentando dados que apontam o índice de desemprego na cidade, salientando que com estes projetos e parcerias com o Governo do Estado, Governo Federal – a Caixa, as mudanças pelas quais as mulheres sempre lutam começarão a ser “aceleradas”.

“Queria começar falando um pouquinho da importância desse evento. Aqui na cidade de São Paulo, nós temos uns dados que nos preocupam, e nós, Prefeitura de SP, com o Governo do Estado, Governo Federal –Caixa – e com todas as nossas mulheres, vamos começar a acelerar essas mudanças que são necessárias”, abordou Nunes.

As inscrições para as mulheres que desejam participar devem ser realizadas através do site do programa (www.mulheresdefavela.cufa.org.br). Para mais informações, a orientação é procurar o laboratório na sede – CEU Heliópolis.

O CEU Heliópolis fica na Estrada das Lágrimas, 2385, São João Climaco.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo