Matéria de Capa

Heliópolis ganha editora que vai lançar 50 livros até 2019

Todo mundo tem uma boa história para contar. Par alguns apenas manter os personagens vivos em sua lembrança já é o suficiente, mas para outros, a história tem que ser passada para o papel. E, assim nascem grandes escritores. No Heliópolis, o que não falta são histórias e bons autores para contá-las. Para dar uma forcinha e incentivar o bairro que parece um celeiro de talentos, no sábado (1º) a comunidade ganhou a Editora Gráfica Heliópolis.
“Aqui é um ninho de talentos. Eles precisam apenas de incentivo para alçar voos maiores”, diz o escritor Paulo Cesar Marciano sobre Heliópolis. PC, como é conhecido, é o idealizador da Editora & Gráfica Heliópolis.
Localizada dentro do CEU Heliópolis, a gráfica ensinará aos autores todos os procedimentos manuais da produção de um livro: diagramação e editoração, impressão, encadernação. Até o término do projeto, serão lançados 50 volumes. A editora teve apoio do edital Rumos Itaú Cultural e doação de 35 mil folhas de papel da empresa EcoQuality.
Muitas histórias são relacionadas ao que se vive no local. Como a de Ana Luiza, de 14 anos, com seu primeiro texto: “Muita gente não imagina isso de mim. Geralmente eles pensam que eu não faço nada da minha vida. Mas descobrem que eu tenho uma grande criatividade”.
Os títulos estão sendo analisados levando em conta a qualidade das histórias. A seleção é feita em conjunto pela Editora & Gráfica Heliópolis e por uma equipe de escritores colaboradores. Além disso, o projeto já está selecionando poemas para o concurso “Elas em Poesia”. A produtora de eventos, Elaine Vital, que também foi estudante da escola da comunidade, explica que a ideia é prestar uma homenagem às mulheres. O livro com o compilado de 50 poesias será lançado no final de março.
Responsável pela coordenação técnica, Renato Ferreira explica que o objetivo central é que os escritores da comunidade aprendam a produzir o próprio livro, em todas etapas, da escrita à finalização do material impresso. “Nós vamos supervisionando o trabalho e passando esse conhecimento para os autores. São máquinas de pequeno porte, aptas para produzir os livros”, explica.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Hi there, I discovered your web site by the use of Google at the same time as looking for
    a similar subject, your site got here up, it looks great. I have bookmarked
    it in my google bookmarks.
    Hello there, simply changed into alert to your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I am going to watch out for brussels. I will appreciate if you happen to continue this in future.
    Many people will probably be benefited from your writing.

    Cheers!

  2. I do not know whether it’s just me or if perhaps
    everybody else encountering problems with your website. It
    seems like some of the text on your posts are running off
    the screen. Can somebody else please comment and let me know if this is happening to them too?

    This may be a issue with my web browser because I’ve had this happen before.
    Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo