Matéria

Foliópolis completa 8 anos com muita diversão e samba no pé

Sexta-feira (9) foi dia de muita folia no Heliópolis. A comunidade deu boas vindas ao carnaval de rua com muita alegria e, como não podia faltar muito samba no pé em mais uma edição do “Foliópolis”. Fundado há oito anos a partir dos esforços da comunidade local e da Associação UNAS, o bloco objetiva levar a brincadeira de Carnaval descompromissada ao bairro.
O desfile ocupou as vielas da comunidade e reuniu crianças, adolescentes e adultos, todos moradores de Heliópolis. O Foliópolis é uma festa de Carnaval promovida na comunidade com o objetivo de ser um bloco de rua sem álcool. Através de panfletos e conversas, os idealizadores incentivaram os foliões a não consumirem bebidas alcoólicas.
A concentração teve inicio às 13h30 na rua Flor do Pinhal, em Frente ao CCA Lagoa, e contou com banheiros químicos, apoioda CET, Policia Militar e da liderança do bairro que formavam a estrutura do evento, que foi elogiada pelos moradores. “Crianças, jovens e adultos todos reunidos em um só propósito, a paz e alegria na comunidade. Faço questão de participar e venho sem medo. A organização é boa e a alegria é garantida”, afirmou Mariana Fernandes.
No esquenta os foliões que aguardavam a saída do bloco com muita espuminhas, confetes e serpentinas. Desmistificando a ideia que carnaval é só curtição e fantasia, a UNAS Heliópolis trouxemos o tema para dentro do Plano Político Pedagógico, buscando aprofundar o debate e levantar a questão: Como a tradicional festa da cultura popular brasileira tem relação com a luta por garantia de direitos?. “Pensando sobre o tema, concluímos que o Carnaval dentro da periferia é um instrumento de direito a cidade, ocupação do espaço público. Isso para nossa realidade é o acesso de crianças e adolescentes à espaço que por muitas vezes lhe são negados, hora pelo crescimento das favelas, sem áreas para lazer e cultura destinada a juventude, e hora pelo não reconhecimento do direito a ocupar esses espaços. Daí que a 8 anos surgiu o Foliópolis”, explicam os organziadores.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo