AconteceMatéria

Festa da Primavera reúne moradores da Vila Mariana no Instituto Biológico

O Instituto Biológico realizou neste fim de semana (sábado 23 e domingo 24), a 2 Festa da Primavera. O evento teve apoio da Associação de Moradores da Vila Mariana e da Feira das Deusas e reuniu dezenas de moradores da região.

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a festa marcou o início da primavera  e ofereceu dicas para cuidar melhor das plantas, um jardim sensorial, oficina de extração de perfumes das flores, confecção de arranjos florais, dicas sobre polinização, manejo de plantas e segurança alimentar.

Na agenda do fim de semana, entre outras atrações, teve a inauguração da Horta Experimental que, junto com o Programa Sampa + Rural da Prefeitura de São Paulo, levou produtores que trabalham em pequenas unidades de agricultura familiar da cidade e promoveu o plantio de hortaliças com participação dos visitantes.

Para o agricultor Modesto Azevedo, que atende à comunidade da zona sul com sua produção familiar de legumes, verduras e produtos medicinais, esse trabalho é  gratificante. “A gente que tem a energia da terra no sangue, vê que tudo que se planta dá, inclusive ervas que curam várias doenças”, comemora.

Já o pesquisador Ricardo Harakava, presente ao evento, a horta serve para aplicar e testar tecnologias desenvolvidas no Instituto. “A importância dela  é especialmente na área de controle biológico, de pragas e doenças, onde utilizamos fungos e bactérias para proteger as plantas de doenças e promover o crescimento delas, ao invés de utilizar agrotóxicos e, assim, reduzir cada vez mais o uso de produtos químicos na agricultura”, explica.

Participaram do evento a equipe de pesquisadores,  estagiários e diretoria do Instituto Biológico que estão orgulhosos do trabalho realizado internamente que é levado para a comunidade e aproxima a ciência da população.

Com informações do Instituto Biológico

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo